Quando se pensa em anúncios nas redes sociais, a maioria das construtoras logo lembra do Facebook e Instagram, em que há maior presença de público. Mas vamos mostrar 5 razões para que a sua empresa comece a investir no YouTube Ads e consiga explorar ao máximo o potencial desta plataforma.

O que é o YouTube Ads

O YouTube Ads é uma ferramenta que faz parte da plataforma do Google Ads, o sistema de anúncios do Google. Por meio dela, é possível que a sua marca ou empresa coloque vídeos publicitários – geralmente antes do vídeo que você deseja assistir – em meio ao imenso conteúdo disponível na página.

“Ao contrário de outros sites, o YouTube só exibe vídeos. Ou seja, as pessoas estão ali para realmente assistir aos vídeos”, é o que afirma o YouTube em seu anúncio sobre o Ads. De fato, a plataforma mantém o seu formato desde a criação com foco nesse tipo de mídia. Logo, os anúncios também devem seguir o mesmo tom.

Assim como no Google Ads, é possível definir como será sua campanha a partir do orçamento que você pretende investir, o alcance de seu anúncio e o tempo de veiculação. Se você já anuncia na plataforma do Google, não é necessário criar uma nova conta, pois elas atuam de forma integrada. A única diferença é que o uso do YouTube Ads altera somente as métricas do canal do YouTube da sua construtora.

Quais as ferramentas disponíveis no YouTube Ads

Como citado anteriormente, a construtora pode definir alguns pontos do anúncio no YouTube a fim de alcançar não somente o máximo de pessoas, mas o público certo para o seu produto. Mas tudo isso começa a partir da escolha do tipo de material a ser exibido, ou seja, o vídeo. Assim, o Ads dispõe de quatro opções:

  • TrueView in-stream: são os conteúdos em vídeo para quem quer promover a marca antes de outros vídeos no YouTube e em toda a rede. É aquele formato que pode aparecer antes, durante ou depois do vídeo principal, e o usuário pode pular o anúncio depois de 5 segundos. Você é cobrado apenas se a mídia for executada por 30 segundos ou mais e é ideal para gerar leads, tráfego do site, campanhas sem metas definidas ou alcance e reconhecimento da marca;
  • TrueView video discovery: o anúncio é exibido como uma miniatura do seu vídeo com um texto descritivo à sua escolha. A questão é que o usuário é levado a clicar ou não na sua mídia, por isso a cobrança é feita se ele optar por assistir ao conteúdo. Eles podem ser mostrados com vídeos relacionados, nos resultados de pesquisa ou na página inicial do YouTube em smartphones;
  • Bumper: esse tipo de anúncio possui curta duração (de 3 a 6 segundos) e o usuário não tem a opção de pular. Seu objetivo principal é alcançar mais clientes e aumentar o reconhecimento de sua empresa ou marca. Por conta do formato, a mensagem deve ser curta e impactante. O pagamento é feito a cada mil exibições do vídeo;
  • Out-stream: são os vídeos veiculados exclusivamente em dispositivos móveis (tablets e smartphones), sendo reproduzidos em sites parceiros e dentro de aplicativos. É um dos formatos mais interessantes e que tende a gerar muitos leads para sua construtora, pois 70% dos acessos do YouTube são feitos por esse tipo de aparelho.

A partir da definição do formato, o Ads oferece métodos de segmentação para os anúncios. Dessa forma, a empresa tem a possibilidade de escolher quem pretende atingir com seus vídeos:

  • Grupos demográficos: escolha o perfil que deseja atingir a partir do sexo, da idade, do status parental ou da renda familiar do público-alvo;
  • Informações demográficas detalhadas: quer alcançar grupos específicos, como estudantes universitários, microempresários ou pais de primeira viagem? Aqui é possível definir o alcance com base em outras informações fornecidas;
  • Interesses: aqui estão disponíveis diversas categorias de público-alvo para que sua empresa alcance pessoas com interesses em determinados tópicos. Dentro dessa categoria há tópicos como afinidade, eventos importantes, mercado e intenção personalizada;
  • Remarketing: mostre anúncios para os usuários de acordo com interações feitas por eles anteriormente, como anúncios TrueView ou em canais do YouTube.

Todas essas ferramentas fazem parte da estratégia que a construtora deve desenvolver a fim de alcançar o público. Elas não somente oferecem parâmetros para guiar sua empresa nesse processo, como também mostram resultados para que você tenha a real noção do desempenho e, se necessário, possa fazer ajustes na divulgação.

5 razões para sua construtora investir em Youtube Ads

Agora que você sabe como funciona e todas as nuances do Youtube Ads, fica a dúvida: por que a sua construtora deve investir em anúncios na plataforma? Há 5 razões bem fortes para produzir um ótimo vídeo sobre seus produtos e serviços. Confira, abaixo.

1- Potencial de alcance

De acordo com o relatório YouTube Insights, 95% dos internautas brasileiros acessam a plataforma de vídeos do Google ao menos uma vez por mês em busca de conteúdos diversos de entretenimento, informação e outros temas. Dessa forma, é bem provável que sua marca seja vista entre um vídeo e outro (ainda que por 5 segundos).

2- Investimento com retorno

Como você viu, em alguns formatos, o YouTube realiza a cobrança de pagamento somente se o seu vídeo atingir um determinado tempo de veiculação ou alcance de usuários. É uma garantia de que sua construtora está sendo mostrada para o público de alguma forma e que há retorno sobre isso.

3- Segmentação de público

Outro recurso muito útil na elaboração do seu anúncio é a escolha do público-alvo. Para construtoras, isso é fundamental pois os empreendimentos e outros produtos disponíveis possuem potenciais clientes bem definidos.

4- Impacto visual

O YouTube é uma plataforma de vídeos, um formato que pode causar um impacto enorme em anúncios de novos empreendimentos de sua construtora. Invista na produção do material explorando os principais atrativos do seu produto e chame a atenção do seu público.

5- Variedade de formatos

Você pode explorar os diversos formatos de anúncios no YouTube para chamar a atenção para os seus produtos. Ainda que todos eles sejam importantes, as construtoras devem dar uma atenção especial no View Discovery e Out-stream.

Outros dados importantes

96% das pessoas entre 18 e 35 anos acessam o YouTube, sendo que metade dos usuários tem pelo menos um filho. Desse modo, fica a sugestão para a construtora aliar seu produto com o público e oferecer a oportunidade do tão sonhado primeiro imóvel, por exemplo.

Quer investir em anúncios no YouTube Ads, mas tem dúvidas sobre como agir? Preencha o formulário abaixo e veja o que podemos fazer pelo seu negócio.