Hoje contar com um site é fundamental para a incorporadora que deseja ampliar os seus negócios. Mais que isso, na verdade. É essencial para o empreendimento que busca aumentar a sua autoridade no mundo digital, bem como as vendas, melhor se relacionar com os seus públicos, fidelizar clientes antigos, entre outras coisas.

Mas sabia que para alcançar tudo isso é essencial que tenha um site altamente funcional e potente, capaz assim de auxiliar na conquista de tais objetivos? A seguir, conheça cinco sinais que apontam que seu negócio está precisando de um novo espaço/site digital (ou não), ou, quem sabe, uma reformulação radical!

1. Baixa quantidade de visitantes

Se os seus relatórios apresentam que o seu site está recebendo uma baixa quantidade de visitantes então talvez você precise de um novo espaço ou, como dissemos, de uma reformulação completa, que faça com que ele se torne capaz de atrair a atenção dos potenciais clientes.

Um site que recebe uma boa quantidade de visitas por dia, na semana ou ao mês, pode não só aumentar as vendas de seu empreendimento, mas também a sua autoridade no mundo digital.

É fácil chegar a essa conclusão: quando o seu produto ou o serviço que oferece alcança mais pessoas, estas podem adquiri-lo, aumentando assim a sua receita. O contrário ocorre, porém, para o item que não é bem visto (alcance visual reduzido).

2. Redução das vendas

A redução das vendas ou, simplesmente, a estagnação comercial é um indício de que o seu site não está indo bem, precisando talvez de uma melhoria ou de ser recriado.

Um website possui diversas funções, como: garantir que os clientes de uma marca possam saber mais informação sobre ela, bem como sobre os produtos ou serviços que oferece; fidelização e relacionamento com clientes etc.; mas o mais principal é que ele cumpre a missão de aumentar as vendas de uma empresa.

Portanto, se o seu site não estiver contribuindo para o alcance das metas de vendas que definiu, crie outro, mas dessa vez observando os elementos necessários que ele deve ter para que se torne em uma arma de comercialização poderosa.

3. Não-responsividade e lentidão

O seu site é responsivo? Se respondeu “não”, então saiba que ele pode estar deixando de vender mais, de ser mais visto pelas pessoas, em geral, e de se colocar ou aparecer em uma ótima posição nos mecanismos de buscas, a exemplo do Google.

Um site responsivo, para quem ainda não sabe, é aquele que se adapta perfeitamente à tela de dispositivos como smartphone, tablet e Ipad, oferecendo assim ao consumidor uma boa experiência durante a navegação.

Para que entenda a importância disso, vale citar um estudo desenvolvido, em 2016, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Conforme a instituição, 94,6% dos entrevistados disseram acessar à internet através de dispositivos móveis. Apenas 5,4% afirmaram utilizar desktop.

Isso significa, em outras palavras, que a empresa que não possui um site responsivo pode ficar para trás. Um site responsivo não só melhora a experiência do consumidor no que tange ao formato e adaptação da página, mas também com relação à rapidez.

Alguns recentes estudos apontaram que um site lento tanto prejudica a experiência do cliente como as vendas de uma empresa. O consumidor moderno, segundo o site E-commerce Brasil, não gosta de esperar e tende a abandonar rapidamente os sites lentos, deixando assim de comprar aquilo que desejava.

Portanto, todo cuidado é pouco nesse sentido.

4. Baixo posicionamento nos sistemas de buscas

Outro sinal de que o seu site não está indo nada bem é o baixo posicionamento nos sistemas de buscas, a exemplo, como citamos, do Google.

O site de uma empresa para se destacar no universo digital precisa estar bem posicionado, de modo que assim seja uma das primeiras respostas da pesquisa feita por quem deseja comprar produtos ou serviços que a sua marca oferece.

Um bom posicionamento nos sistemas de buscas está diretamente relacionado à estrutura do site: nome escolhido para ele ou seleção das palavras-chaves para melhor representá-lo; colocação de palavras-chaves estratégicas nas páginas que fazem parte do site etc. A escolha das palavras-chaves amigáveis pode ajudar os interessados na hora da busca.

Uma ferramenta que pode lhe ajudar a definir as palavras-chaves de seu site é o Adwords Keyword Tool do Google. Para usá-la é super simples, basta copiar o link do site que tem como referência, que ele lhe apresentará as principais palavras-chaves usadas.

Com base nelas, você pode criar as de seu site e assim obter a posição que deseja no Google. No entanto, para fazer isso será preciso também remodelar o seu espaço ou criar um novo.

5. Rejeição

A rejeição é também um indicativo de que seu cliente não acha o seu site útil por alguma razão que precisa descobrir. Os motivos pelos quais um cliente pode não achar um site não útil são vários. Dentre eles, podemos citar:

● Lentidão das páginas

Um site é considerado rápido quando carrega as páginas em aproximadamente 1,5 segundos. Quando carrega em 3 segundos, diz-se que ele oferece uma experiência razoável ao cliente, podendo fazer com que este desista da compra ou de navega pelo ambiente.

Já quando o tempo de carregamento da página é igual ou maior que 6 segundos, diz-se que o site é lento e pode prejudicar significativamente a experiência do usuário.

● Informações imprecisas

Um site precisa apresentar informações precisas e claras, de modo assim a facilitar a experiência de leitura do usuário. Quando a informação sobre produtos e serviços, bem como sobre a marca, não está clara, o consumidor não consegue eliminar suas dúvidas, o que pode fazer com que ele desista da compra.

● Arquitetura da informação complicada

A arquitetura da informação diz respeito à forma como estruturamos o site. No termo mais popular, são os caminhos que criamos, desde a página principal até as secundárias, ou seja, aquelas que apresentam produtos, serviços ou informações complementares sobre a marca, como a sua missão, valores, objetivos e trabalhos já realizados.

Então, depois de ler este conteúdo, você percebeu que precisa realmente criar um novo site? Esperamos que ele tenha elucidado as questões que precisava entender melhor sobre o desempenho e funcionalidade de seu ambiente online.

Se realmente observou que precisa de um novo espaço digital, não deixe de falar conosco ou de entra em nosso site! Somos especialistas no assunto e podemos criar um ambiente capaz de fazer a sua marca crescer ainda mais no universo online.