Que o marketing digital se tornou uma estratégia essencial para as empresas atraírem mais clientes a maioria dos empreendedores já sabe. Porém, quais são e o que essas estratégias podem trazer de benefícios ainda é um assunto pouco estudado. Para um site ter maior presença na internet e conseguir alcançar seu público, as técnicas SEO (Search Engine Optimization) são primordiais.

Com o SEO, o seu site ou blog consegue ter uma melhoria no rankeamento da página, ou seja, atingir uma posição estratégica nos principais mecanismos de buscas da internet, como o Google, por exemplo, saindo na frente da concorrência e, consequentemente, atraindo mais leads e vendas para a sua empresa. Por isso, podemos afirmar que as técnicas SEO agregam um grande potencial competitivo para uma marca, fixando-a como referência ao ser visualizada logo nas primeiras posições de busca.

O Google trabalha com um recurso inteligente chamado Googlebot, que são uma espécie de robôs que atuam como rastreadores. Eles buscam todas as páginas na internet, entram em cada um dos links e leem o que aquelas páginas têm para oferecer, salvando tudo o que encontrarem nos servidores do Google. Dessa forma, todo o conteúdo que não for original, de qualidade e que não contenha técnicas SEO bem otimizadas não será selecionado para as primeiras páginas de busca.

Assim, podemos afirmar que o uso da otimização de sites com SEO aumenta consideravelmente as suas oportunidades de negócio, uma vez que 90% das pessoas que fazem pesquisas no Google clicam apenas em resultados que aparecem na primeira página do mecanismo. Ou seja, atrair mais leads (oportunidades de negócios) e aumentar o tráfego orgânico só é possível se o seu site for visualizado.

Dessa forma, todo aquele trabalho de marketing de conteúdo realizado pela equipe de marketing digital realmente será visto e os seus serviços e produtos serão comprados. Toda a otimização feita através do SEO é simples, mas garante resultados imediatos.

Auxilia no rankeamento

As técnicas SEO trabalham para otimizar a busca e dar subsídios suficientes para que o Google posicione sua página no topo. Ou seja, são fatores de rankeamento trabalhados através do SEO, que levam um site ou blog ao topo das buscas. Dessa forma, tais fatores se dividem em: On Page e Off Page.

Os On Page são aqueles fatores que devem ser trabalhados dentro do próprio site para que o rankeamento aconteça, enquanto os Off Page são os fatores externos que devem ser controlados para o rankeamento.

Dentre os On Page, podemos citar a qualidade do conteúdo, os title tags, as keywords (palavras-chave), o SEO titles, as URL amigáveis, heading tags, linkagens internas, design responsivo, entre outros. Já os Off Page, podemos citar o Link Building, a autoridade do site, a localidade e até mesmo as redes sociais como fatores de rankeamento.

Como já mencionado, investir em técnicas SEO, levando em consideração os fatores de rankeamento, trará diversos benefícios para a sua empresa.

A internet é poderosa para o seu negócio

Investir em atuação digital é quase que uma obrigação para qualquer empresa, independentemente do ramo de atuação ou do porte. Tudo acontece na internet, com milhões de usuários fazendo diversas coisas ao mesmo tempo. Desde a busca até o pagamento de um produto podem ser feito na palma da mão. Dessa forma, a concorrência tornou-se ainda mais acirrada em todos os ramos, trazendo uma diversidade de opções e conteúdos bastante atraentes ao consumidor.

Por isso, qualquer empresa precisa investir na otimização de seu site para sair na frente da concorrência. Através das estratégias advindas do marketing digital, como as SEO, seu conteúdo é otimizado para conseguir atingir o topo das buscas, atingindo milhares de pessoas em todo o mundo.

Fortalece sua marca

Ao encontrar uma empresa no topo das buscas, automaticamente o internauta já terá uma boa impressão sobre ela. É um sinal de que essa empresa é bastante procurada e uma referência no assunto em questão.

Segundo dados já levantados, os clicks acontecem nas primeiras páginas de buscas, ou seja, estar no topo atrai mais visitantes para o seu site e mais oportunidades de negócio. Com isso, a marca se fortalece perante a concorrência e perante o seu público-alvo.

Posiciona melhor os seus anúncios

Se a sua empresa está investindo em anúncios na web através do Google Ads, é fundamental que o SEO do seu site esteja em dia. Isso porque o Ads também analisa o posicionamento da marca em relação ao seu SEO para posicionar o seu anúncio, levando em conta a relevância das palavras-chave e a qualidade da página que será acessada através do mesmo.

Dessa forma, investir em conteúdo de qualidade, original, otimizado com palavras-chave, heading tags, entre outras técnicas SEO, ajuda a destacar o seu anúncio nas páginas, atraindo assim mais cliques e visualizações.

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Aprimora suas vendas

Atingir o público-alvo e a persona do seu negócio é o intuito principal do marketing digital. De nada adianta ter milhares de visitantes em seu site se uma minoria tem potencial para virar seu cliente e fazer negócio com a sua empresa.

Ao investir em SEO, você será encontrado mais facilmente pelo seu público-alvo na hora em que ele mais precisar dos produtos ou serviços, pelo simples fato de posicionar as palavras-chave corretamente, criar URL amigáveis, entre outros fatores. Dessa forma, fica muito mais fácil nutrir os leads que chegaram ao seu site já com a intenção de compra.

Mensura resultados

Mensurar resultados é uma tarefa necessária no marketing digital e que traz muitos benefícios para o aprimoramento das estratégias e para traçar novas no futuro. Ao acompanhar os resultados do SEO, ou seja, o que cada fator pôde trazer de benefícios ou malefícios para sua marca. Você consegue, ainda, analisar o que pode ser mudado no seu plano de negócios, quais estratégias podem ser aprimoradas, como anda o comportamento do seu cliente e do seu público, como a concorrência está se portando, entre outros feedbacks relevantes.

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