Felizmente, existe uma série de soluções que ajudam o pequeno empresário a competir com grandes concorrentes.

Seis motivos pelos quais todo pequeno empreendedor deve investir em marketing digital

Dedicação e superação de desafios são características fundamentais na vida. No universo dos negócios, então, elas são determinantes. Independentemente do tamanho da operação, saber lidar com dificuldades torna-se primordial. No caso específico dos pequenos empreendedores, pode representar a diferença entre continuidade do negócio ou término da atividade. Felizmente, no mundo hiperconectado de hoje, existe uma série de soluções que ajudam o pequeno empresário a competir com grandes concorrentes. O marketing digital é uma delas. A divulgação online, em plataformas como blogs e mídias sociais, favorece, em diversos, aspectos a visibilidade da sua empresa.

Confira abaixo seis razões pelas quais todo pequeno empreendedor deve investir em** marketing digital**:

#1 – Custos otimizados:

Quando o assunto é divulgação, logo se imaginam gastos enormes, por exemplo, com campanhas, materiais promocionais e compra de espaço. No** marketing digital**, todos esses custos podem ser otimizados. Um dos grandes diferenciais dele é que o investimento tende a ser muito mais baixo se comparado ao de ações tradicionais de marketing, podendo chegar a uma redução de até 60%.

#2 – Maior diversidade:

Ações em redes sociais. Guest posts. Links patrocinados. O marketing digital permite uma série de táticas. Um mesmo conteúdo, por exemplo, pode ser direcionado a diferentes plataformas, para públicos específicos. Adaptando a linguagem, um mesmo anúncio pode impactar grupos diversos de pessoas e consumidores potenciais.

#3 – Competitividade com grandes empresas:

Pequenas empresas ou* startups* costumam não possuir grandes recursos financeiros para competir no mercado, em condições de igualdade, com grandes empresas. Isso pode tornar a tarefa de divulgação de produtos e serviços mais complexa. Entretanto, o** marketing digital** é um facilitador: independentemente de grandes aportes disponíveis, por meio de estratégias, táticas e ações online, pequenas empresas podem se tornar mais visíveis, se comunicando de forma mais eficiente com os seus clientes e prospects.

#4 – Fidelização dos consumidores:

Atualmente, no Brasil, existem 116 milhões de pessoas conectadas à internet. O número representa 64,7% da população nacional. É um forte motivo para aproveitar a oportunidade e gerar audiência. Seja ativo na internet e torne o seu pequeno negócio presente no dia a dia dos seus consumidores. Escreva, filme e converse com os clientes. Retorne mensagens e resolva demandas com rapidez. Interaja com frequência e proponha soluções para o público. Tudo isso contribui para a fidelização de consumidores ativos e potenciais.

#5 – Acompanhamento de resultados em tempo real:

Como explicamos anteriormente em vantagens de utilizar Big Data para a sua marca e também em o que você precisa saber antes de utilizar anúncios de conteúdo, o marketing digital permite um acompanhamento, em tempo real, da repercussão de anúncios junto ao público, possibilitando adaptar a linguagem e o que está sendo positivo para a imagem do negócio.

#6 – Marketing digital caminha com a inovação:

Trabalhar com marketing digital pode exigir esforço e criatividade. Mas acredite: tudo isso é muito positivo. Inovar na abordagem atrai e mantém as pessoas interessadas no seu produto e atentas às novidades da sua empresa. O que foi bem aceito pelos seus consumidores pode ser mantido. No entanto, trabalhar em parceria com uma agência digital ajuda a ampliar as possibilidades, agregando ainda mais ao que já vem sendo feito com sucesso.