Advergame como ferramenta de comunicação

Advergame é a junção das palavras Advertising e Game, é uma ferramenta de comunicação que surgiu a partir da percepção do comportamento do consumidor. Foi identificado que a era digital ia chegar em peso e como as marcas poderiam aproveitar o gancho dos vídeos games para introduzir seus produtos como algo natural para seu publico alvo? Assim surgiu os advergames, uma estratégia de publicidade e marketing, criado por marcas e desenvolvido por empresas especializadas na criação e ambientação de games. O jogo se torna um espaço de mídia para ser colocado a marca ou produto de forma natural. Grandes marcas já utilizaram o advergame. Existem duas estratégias mais utilizadas para a construção de um advergame: São eles o “In Game Advertising” e “Product Placement”.

In Game Advertising

É o cenário do game que suporta a publicidade. Por exemplo, jogos de futebol, jogos baseados na vida real, que uma hora ou outra podem sugerir o uso da propaganda em seu contexto. Como no jogo de futebol, o ambiente desenvolvido tem placas de publicidade ao fundo, onde é possível introduzir uma marca facilmente. Outro exemplo são jogos de corridas na cidade grande, onde em algum momento o player passa por algum outdoor e assim é visto uma marca dentro do game.

Exemplo de advergame
 

Product Placement

São marcas trabalhadas no contexto do game indiretamente, marcas e produtos sendo usados delicadamente ou que são importantes para a construção do jogo. Exemplo de Product Placement e essa estratégia, é o jogo Forza, jogo de corrida que tem diversas marcas de carros para a escolha do jogador. Outra forma é o jogo construído diretamente apenas para o entretenimento dos consumidores, como por exemplo o clássico jogo desenvolvido pela Pepsi: “Pepsi Man”. O jogador é atingido a todo momento pela comunicação da marca, onde as cores do personagem principal são apresentados na marca, o produto é elemento principal do contexto do game e a todo momento é mostrado o produto em si.

Advergame: o que é?
 

Para que serve os Advergames?

Gerar visitas

Quando advergame é no site da marca, ele gera visitas, engajamento e interage o produto/marca em questão com seu publico alvo.

Cadastro e mailing

Pode gerar algum cadastro ou login para ter acesso ao game, o que também pode estruturar um mailing para lista de disparos de e-mail marketing. Mantêm o consumidor e publico-alvo em constante contato com a marca.

Dados

Dados estatísticos para a marca em questões assertivas quanto ao publico alvo, engajamento no site, evolução de mercado entre outros dados importantes que todo gerente de marketing ama ver.

Testes

Testar as reações da persona com sua estratégia, alinhar e moldar ações futuras mais assertivas.

Marketing Viral

Um advergame ainda pode se tornar um marketing vital, caso que aconteceu com a Pepsi e seu advergame “PEPSI MAN”.

Reconhecimento e Posicionamento

É capaz de aumentar a credibilidade e reconhecimento da marca no mercado atuante, se posicionar como empresa “jovem” e atualizada.

Mensuração

Mensurar resultados após ação de advergame e publicidade introduzida no universo de games.

Aumentar Vendas

E por fim, aumentar as vendas, pois o público alvo é impactado em um momento descontraído e de puro entretenimento.

Onde é mais comum encontrar Advergames?

Internet

A internet fez um upgrade nos advergames. Através de sites e hotsites é possível expor uma experiência divertida e inesquecível para sua persona, publico alvo ou consumidor.

Aplicativos

Mais um upgrade no universo advergame chegou com os apps. Uma nova ferramenta de entretenimento como estratégia. Tem marcas que desenvolvem aplicativos exclusivamente para levar diversão para o consumidor.

Consoles

Mais comuns aparecerem mais como merchandising, é uma ferramenta que estimula a percepção da marca de forma ligeira. Bastante utilizado no começo da era digital.

Eventos

É possível criar mecânicas de games em eventos, seja corporativo ou não. As marcas podem aproveitar essa estratégia para atingir o target em um momento de pura diversão.

Embalagens

Quem nunca se divertiu com jogos rápidos inseridos nas embalagens? Pode ser inseridos tanto nos produtos quanto em uma bandeja de rede de fast-food. Uma estratégia quase gratuita de propaganda para conversar com o público consumidor.

São diversas as vantagens de utilizar como estratégia de comunicação os advergames, seja seus objetivos de vendas ou de posicionamento. Uma pesquisa feita pela Blockdot mostra que 83% dos entrevistados dizem que pensam de forma positiva quando marcas disponibilizam conteúdos de jogos para entretenimento e diversão. Outro dado interessante, é que 73% das respostas diz que comprariam produtos das marcas que utilizam advegames como estratégia de venda.

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