novidades google meet

As Novidades no layout do Google Meet são resultados de UX

Mudanças de layout e novos recursos nas versões mobile e desktop afirmam o Google Meet como uma das principais ferramentas utilizadas no distanciamento social.

De acordo com Travis Lowdermilk, UX researcher e autor do livro Design Centrado no Usuário, a interação de humanos com o computador está baseada na usabilidade, mas foca no modo que as pessoas se relacionam com produtos tecnológicos. O design centrado no usuário surge desta interação, e ajuda os desenvolvedores UX a criar apps de acordo com as necessidades dos usuários. Falando em UX, a experiência do usuário abrange não apenas as funcionalidades de uma ferramenta, mas o quão cativante e agradável ela pode ser.

O Google Meet é um ótimo exemplo de ferramenta que se adapta ao contexto dos seus usuários e as necessidades que surgem de acordo com as diversas realidades de quem usa o app de reunião. E neste artigo, vamos analisar suas atualizações e como refletem um estudo aprofundado de usabilidade por parte de seus desenvolvedores. 

Após a procura pelo Google Meet como ferramenta de ambientes profissionais e estudantis em tempos de Covid-19, a gigante Google trouxe novos aperfeiçoamentos em UX para a plataforma. 

Reuniões via mobile como você nunca viu: conheça as atualizações do Google Meet

Inicialmente, a versão mobile apresentou as primeiras modificações, com um layout mais próximo do desktop, onde todos os participantes da conversa aparecem simultaneamente em pequenos avatares na tela do celular. As mudanças já estão disponíveis para iOS e Android.

A trajetória do Google Meet, impulsionada pela adoção do trabalho remoto por diversas empresas e profissionais, é feita de aperfeiçoamentos e melhorias focadas em UX. 

A tecnologia de cancelamento de ruído em mobiles é um diferencial entre os apps de reunião

Um potente algoritmo de reconhecimento de som foi adicionado ao Google Meet, reduzindo ao máximo os ruídos em chamadas na sua versão mobile. 

Como o aprimoramento do som é feito por uma inteligência artificial, o futuro reserva resultados ainda melhores aos usuários do Meet, uma vez que o algoritmo se adapta conforme as atualizações do Google Meet vão acontecendo.

Legendas em tempo real e PT-BR: as impressionantes atualizações do Google Meet

No começo do ano, o Google Meet conquistou ainda mais seus usuários com uma extensão que transcrevia as falas dos participantes. O add-on da Otter.ai, também disponível na concorrente Zoom, transforma em tempo real a voz dos participantes em blocos de texto através de uma inteligência artificial. 

Depois do sucesso inicial da extensão, vieram as atualizações do Google Meet, que recebeu suporte para novos idiomas na extensão. O add-on em português brasileiro, alemão, espanhol e francês já estão disponíveis para todos os usuários do Google Meet, tanto em Android quanto em iOS.

Atualizações UX no Google meet

Hey, teachers! Meet your class online: como o Google Meet dá mais recursos para professores com o Classroom

A integração do Google Meet com a outra plataforma do Google, Classroom, afirmou a excelência em UX da empresa, resolvendo uma das principais dificuldades impostas pelo contexto da pandemia, e aprimorando a experiência do ensino à distância além do ensino convencional. 

Recursos de moderação foram adicionados para que os professores tenham maior autonomia no controle da sala de aula virtual. Com a adição do Classroom ao Google Meet, fica mais fácil para os professores compartilhar materiais com os alunos e reunir a turma inteira através de uma chamada pré-programada.

Outra grande novidade em UX no Google Meet é o recurso que permite aos professores encerrar chamadas para remover da ligação todos os usuários. Os professores também podem mutar todos os participantes se necessário for, evitando eventuais interferências, barulhos domésticos ou conversas paralelas, inclusive controlando quem pode religar o microfone.

Os alunos podem adicionar suas reações com emojis, dando um feedback da aula sem interromper o conteúdo. Devido ao grande número de adeptos e downloads, as videochamadas do Classroom passaram por um processo de melhoria em relação à privacidade, segurança e qualidade, de acordo com a Google.

Layout e melhorias: entenda porque o Google Meet é um case de UX bem aplicado

As mudanças focadas em UX na plataforma mobile do Google Meet também chegam gradativamente a sua versão desktop. O layout do Google Meet será renovado e disponibilizado para os usuários no decorrer dos próximos meses. Essa transformação chega aos poucos até os usuários para evitar bugs que possam surgir com o novo layout. No entanto, é parte da maioria dos processos de atualização e nenhum bug é capaz de prejudicar sua usabilidade.

O layout do Google Meet para desktop faz melhor uso do espaço das telas de computadores e notebooks. O novo layout do Google Meet é uma aula de UX: a nova interface possibilita mais customizações para o usuário, além de permitir a participação e apresentação de mais usuários nas reuniões.

Sempre um passo à frente: como o Google Meet antecipou as necessidades dos modelos híbridos de trabalho

atributos de ux google meet

As atualizações constantes do Meet mostram que a Google já compreendeu os modelos híbridos de ambientes corporativos e acadêmicos, independente dos contextos envolvendo a pandemia. O futuro aponta para ferramentas aprimoradas pelo UX, garantindo produtividade e eficiência para os adeptos do trabalho remoto e para os profissionais em geral que necessitam do Google Meet.

Cada atualização do Google Meet reflete uma demanda de seu tempo, alinhando os resultados do seu UX com mudanças comportamentais dentro das empresas, novos modelos de smartphones, tablets e notebooks, conexões que oscilam de acordo com sua localização e a concorrência acirrada de ferramentas populares como Microsoft Teams, Skype e Zoom.

O sucesso da usabilidade de uma ferramenta como o Google Meet e como ela se torna capaz de cativar as pessoas, passa por um estudo aprofundado de critérios de usabilidade e UX/UI. Se o seu projeto exige esse diferencial, entre em contato com a equipe especializada da Agência 242. Aqui, ajudamos você durante todo o processo. Fale com nossos consultores para um acompanhamento completo da concepção ao planejamento do projeto, passando pelo desenvolvimento e monitoramento após o lançamento.

Matias Lucena

Matias Lucena, bacharel em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), redator publicitário, ilustrador de final de semana e apaixonado por música, futebol, quadrinhos e cinema. The Wire é o melhor storytelling da TV, mas meu coração vai estar sempre com a Família Soprano.