As construtoras precisam fixar suas marcas e conquistar cada vez mais clientes.

E a Internet é um mundo cheio de possibilidades e lucratividade. No Brasil, são mais 102 milhões de usuários, o que mostra o poder desse canal de comunicação.

Na última década, o mercado imobiliário tem investido cada vez mais na construção de sites e redes sociais.

São muitas estratégias de marketing digital para construtoras, mas 95% das empresas ainda não se sentem preparadas para o marketing digital.

Impacto do marketing digital para construtoras

Esse número é alto, pois muitas empresas desconhecem os benefícios do marketing digital.

Os clientes procuram por imóveis na internet o tempo inteiro e muitos que visitam os stands de vendas online assumem que foram atraídos por anúncios na internet.

A busca por termo como imóvel, casa, apartamento, construtoras é alta. Conforme dados do Google, mais 100 mil visitantes fizeram essa busca.

O mercado imobiliário nos meios digitais cresceu mais 20% no último ano.

A quantidade de horas que o brasileiro passa conectado mensalmente à internet é de quase 300, ou seja, quase 13 dias por mês.

Para atrair novos contatos e clientes, as construtoras devem investir em diferentes estratégias de marketing digital, principalmente no que diz respeito ao marketing de conteúdo.

Segundo dados estatísticos, 70% dos consumidores acreditam que empresas que produzem conteúdo são as mais comprometidas em construir uma relação com eles.

Além disso, é fundamental segmentar as campanhas de marketing, elas podem garantir sucesso de um próximo lançamento ou novo empreendimento.

7 estratégias de marketing digital para construtoras

Nos últimos anos houve uma mudança no comportamento do consumidor, que lhe permitiu ter mais poder na decisão de compra.

Ele pode pesquisar sobre serviços e produtos, checar avaliações, encontrar referências negativas ou positivas sobre empreendimentos e descobrir qual construtora está mais alinhada ao seu estilo de vida.

Portanto, estar presente na internet vai além de apenas expor seu catálogo.

Por meio do marketing digital, as construtoras conseguem atingir um número muito maior de clientes potenciais.

Confira as principais estratégias de marketing digital para construtoras:

Marketing de Conteúdo:

Estratégia que educa seus potenciais clientes.

O marketing de conteúdo oferece aos potenciais clientes informações interessantes, conquista a confiança deles e ajuda a resolver sus problemas.

É fundamental ter um blog para publicar conteúdo sobre financiamentos, tendências do mercado imobiliário, dicas de bairros, informações sobre construção civil, entre outros.

Com o blog, sua construtora vai atrair mais clientes interessados em comprar imóveis.

Segmentação:

As campanhas na internet podem ser segmentadas em diferentes públicos: famílias e jovens solteiros de qualquer idade, por exemplo.

Essa segmentação vai depender com quantas personas sua empresa deseja trabalhar.

Persona é um personagem fictício com base nas características do seu público-alvo.

Portanto, é possível direcionar anúncios e conteúdos para todos os públicos-alvo.

SEO:

Além de criar personas, produzir conteúdo para blog e estar presente nas redes sociais, sua construtora precisa ser encontrada por esse público.

Para isso, você deve otimizar seu site para que ele apareça nos primeiros lugares dos mecanismos de busca, como o Google.

Essa estratégia é chamada de SEO - Search Engine Optimization e permite que muito potenciais clientes encontrem sua página, tanto por meio de busca orgânica por meio palavras-chave, quanto com ajuda de anúncios patrocinados.

Para aparecer nas primeiras posições do Google, é aconselhável utilização de  recursos como:

  • Obter um site responsivo, para que se adapte a dispositivos móveis.
  • Presença de links internos e externos, chamados de guest post.
  • Uso de palavras-chave relevantes relacionadas à construtora, construção civil, empreendimento.
  • Iniciar o título do artigo com a palavra-chave.

O SEO é uma técnica muito delicada e complexa, mas para o mercado imobiliário é muito eficiente.

Para ele funcionar bem, o conteúdo do seu site precisa ser de qualidade e atrativo.

Redes sociais:

No Brasil, quase 150 milhões de pessoas têm acesso à internet e desse número aproximadamente 60% possuem redes sociais.

O Brasil é o segundo país a passar mais tempo nas redes sociais, numa média de 3h40min por dia, ficando atrás somente das Filipinas.

O YouTube é a rede social em que o brasileiro passa mais tempo conforme dados do We Are Social.

As outras mídias mais utilizadas são Instagram, Facebook e Whatsapp.

No Brasil, metade dos usuários que usam o Instagram e Facebook são mulheres, que contraria a média mundial, em que a maioria são homens.

Dos 5 aplicativos mais baixados ano passado no Brasil, 4 são de interação social: Facebook, Facebook Messenger, Netflix, Vigo Vídeo e YouTube Go.

Diante desses números, é possível compreender que criar estratégias de marketing digital para construtoras é fundamental para aumentar as vendas.

As redes sociais são um excelente canal para divulgar seu conteúdo e reforçar sua presença no mundo digital.

Algumas das ações que você pode fazer nas redes sociais são:

  • Criar vídeos corporativos e instrutivos no YouTube.
  • Posts com fotos dos empreendimentos no Instagram.
  • Chamadas de posts no Facebook, LinkedIn e Twitter.

As redes sociais são um caminho direto para que sua empresa se comunique e se conecte com o público-alvo.

Sua construtora pode reforçar o engajamento com clientes por meio de comentários, compartilhamentos. Assim, sua marca terá maior visibilidade.

Além disso, a mídias sociais estreitam o relacionamento entre empresa e cliente e podem ser usadas como serviço de atendimento.

Mas é importante escolher cuidadosamente quais redes sociais sua construtora estará presente.

Não tente estar presente em todas, escolha 2 a 3 mais relevantes para o seu público-alvo e invista todo seu esforço nelas.

Uma das melhores estratégias para as construtoras são os anúncios no Facebook, pois eles permitem a segmentação de audiência de acordo com gênero, localização, profissão, etc.

Remarketing:

Você já acessou um site para procurar algum produto, saiu dele e depois continuou vendo anúncios desse produto em outros sites que você acessava?

Essa estratégia de marketing digital é chamada de Remarketing.

É uma ferramenta muito eficiente para fortalecer sua marca e o produto que sua construtora está oferecendo com os potenciais clientes.

Os anúncios de remarketing fazem sua marca continuar em evidência.

Induzindo as pessoas a voltarem ao seu site, facilitando uma possível venda.

Deseja conhecer outras estratégias de marketing digital para construtoras? Fale conosco!