Quando uma construtora busca diferenciais competitivos para se destacar, muitas estratégias podem ser adotadas, principalmente quando conhecem sua persona no ramo imobiliário e adaptam suas estratégias do marketing digital a ela.

Muitas construtoras que desejam criar estratégias de marketing digital se perguntam, o que é uma persona no ramo imobiliário e como criá-la?

Definição de persona

É um personagem fictício com base nas características do cliente ideal.

A persona no ramo imobiliário é uma representação detalhada do melhor cliente que possa ser atraído pela sua construtora.

Essa representação é construída baseada em pesquisas do ramo imobiliário e dados verídicos dos seus clientes atuais.

Uma das formas de obter essas informações é por meio do CRM imobiliário. A partir daí, você vai construir a persona para sua construtora.

Além de um nome fictício, as principais características que sua persona precisa ter, são:

  • Localização geográfica
  • Estado civil
  • Profissão
  • Idade
  • Formação
  • Estilo de vida
  • Problemas
  • Objetivos
  • Renda
  • Hobbies
  • Aspectos profissionais
  • Valores
  • Dúvidas
  • Ambições
  • Hábitos de compra
  • Dores relacionadas a serviços e produtos
  • Como a construtora pode ajudar

Com todas essas informações, você pode escolher qual linguagem será adotada pela construtora para conversar com seu público.

Quanto mais detalhe tiver sua persona, mais resultados as estratégias de marketing digital vão ter.

Diferença entre público-alvo e persona

Os conceitos podem parecer semelhantes, mas não são.

O público-alvo é definição do segmento de mercado com o qual a construtora atua. Ele delimita um nicho, incluindo região, faixa etária, renda, sexo.

Já a persona define o perfil do cliente ideal para sua construtora.

O conceito de persona vai muito mais além dos aspectos gerais do público-alvo.

A persona detalha as informações do público-alvo.

Por exemplo, o público-alvo de uma construtora pode ser homens, de 35 a 50 anos, moradores de São Paulo, com faixa de renda superior a 5 salários mínimos que desejam comprar um imóvel.

Se a construtora utilizar apenas o público-alvo para se comunicar, a linguagem não será personalizada e delimitada, perdendo oportunidades de negócio.

Por isso, definir mais de uma persona é importante para que a comunicação seja focada.

Benefícios da persona no ramo imobiliário

Além de direcionar de forma mais precisa as ações de marketing, a persona oferece insights e dados relevantes que vão ajudar a melhorar seus resultados e vender mais, tais como:

  • Palavras-chaves;
  • Meios de comunicação para investir;
  • Melhor linguagem;
  • Periodicidade e estilo do e-mail marketing;
  • Formato de conteúdo ideal;
  • Assuntos a serem abordados;
  • Redes sociais a serem exploradas;
  • Melhor momento para oferecer produtos e serviços.

A persona pode e deve ser utilizada em todas as fases do marketing digital e vendas.

Muitas corretoras acreditam que persona limita o número de clientes, mas é o contrário.

Quando não há uma persona definida, as estratégias de comunicação e marketing não têm foco nem linguagem definidos, o que vai prejudicar a atração dos clientes potenciais.

Os principais benefícios da persona são:

Foco nas ações:

Ao delimitar a persona, a construtora consegue reduzir o custo para conquistar os clientes, tornando a comunicação mais eficiente e com maior potencial.

Além disso, a persona ajuda a focar nas melhores práticas de marketing de conteúdo como blogs, redes sociais, etc.

Maior geração de leads:

A construtora só vai conseguir aumentar o número de leads, se souber onde estão seus clientes potenciais.

Com a definição da persona, é possível levantar essa informação em quais canais de comunicação seu potencial cliente está.

Essa definição vai tornar as ações de marketing mais eficientes para atrair visitantes e convertê-los em leads.

Aumento da taxa de conversão:

Um dos principais pilares do marketing digital é a criação de conteúdo relevante e qualificado para a persona.

Essa técnica vai ajudar no aumento da taxa de conversão do site, e por consequência, agregar valor à experiência do cliente junto à construtora.

Por exemplo, um visitante que deseja adquirir um imóvel em determinado bairro, vai se tornar um lead ao receber um infográfico com opções de transporte ou um guia com pontos culturais dessa região.

Como construir a persona no ramo imobiliário

Como dito anteriormente, a construção da persona deve ser baseada nas pesquisas de mercado.

Várias empresas, sociedades e instituições que captam dados desse segmento podem lhe ajudar a obter informações para a criar sua persona no ramo imobiliário.

Além disso, é possível realizar uma pesquisa interna com seus melhores clientes e extrair informações como necessidades, características físicas, desafios, objetivos, hábitos de consumo, obstáculos, dificuldades, etc.

A partir daí, a construtora vai cruzar os dados internos e externos e identificar quais são os perfis que predominam.

O importante é encontrar um padrão.

Com isso, a construtora será capaz de formular sua persona condizente com a própria empresa e com a realidade do ramo imobiliário.

Veja como ficaria a persona no ramo imobiliário:

Cláudio, tem 38 anos, ganha entre R$ 8 mil e R$ 15 mil, é gerente de logística numa empresa de transporte aéreo em São Paulo. É casado, tem dois filhos em idade escolar.

Suas redes sociais prediletas são Instagram e Twitter para a vida pessoal e LinkedIn para acompanhar notícias sobre seu nicho de trabalho e recrutar profissionais. É palmeirense fervoroso e leva seus filhos todo fim de semana em jogos do seu time.

Adora curtir com a família a noite paulistana – bares, programas culturais e restaurantes nos fins de semana. Também adora viajar para o litoral com a família.

Sua maior dor é morar num bairro muito industrial e comercial, longe de parques, escolas, que poderiam proporcionar uma vida mais tranquila para sua família.

Pensando nisso, ele deseja comprar um imóvel num bairro mais familiar.

Ele é muito preocupado com a violência urbana e pretende morar em um condomínio, para oferecer tranquilidade e conforto para sua família.

Quer saber como criar sua persona no ramo imobiliário e gerar mais vendas? Fale conosco!