O mercado imobiliário tem se tornado extremamente competitivo. Hoje, a crise no país ocasiona a necessidade de prestar ainda mais atenção na maneira como “vendemos o peixe” e você, certamente, já percebeu isso. Assim, é fundamental agir no intuito de melhorar as vendas. Uma das formas mais eficientes de fazer isso é através de um efetivo planejamento de marketing digital imobiliário.

No que tange à relevância de contar com um planejamento estratégico, este plano ajuda a organização à entender sua situação em diferentes momentos. Isto é, é indispensável para compreender o seu passado, presente e futuro.

Uma estratégia de marketing digital orientada para atender as demandas do segmento imobiliário permite perseguir e conquistar os objetivos organizacionais. Além disso, pela possibilidade de avaliação da sua efetividade, permite detectar se os objetivos foram, de fato, alcançados.

Importância do marketing digital para o mercado imobiliário

Quando falamos de marketing digital, é primordial citar que as suas ações são indispensáveis para o sucesso das organizações, independente do ramo onde atuam. Assim, ele faz toda a diferença na estratégia mercadológica das imobiliárias.

A realização de um correto planejamento de marketing digital imobiliário permite sonhar com o futuro da organização buscando tangibilizar ações de qualidade no presente. Em termos gerais, podemos dizer que efetuar um plano e implementá-lo de maneira adequada otimiza as chances das vendas de imóveis aumentarem visivelmente.

A utilização das práticas de marketing digital tem possibilitado que muitas imobiliárias cresçam mesmo perante um cenário econômico fragilizado e retraído. Sobre o seu uso, muitos gestores acreditam que a adoção de estratégias deste tipo é custosa e complexa. No entanto, esta visão errada só engessa!

Um planejamento de marketing digital alavanca o seu negócio mediante a otimização dos investimentos. Além disso, contribui para o sucesso do seu time de vendas, especialmente quando colocamos em cheque a captação e fidelização de clientes.

Planejamento de marketing digital imobiliário e o relacionamento com os clientes

O marketing imobiliário está diretamente relacionado ao marketing de relacionamento. Ao ser um negócio que disponibiliza serviços, é importante prestar atenção na forma como a empresa se relaciona com os clientes.

Ter um excelente relacionamento com os clientes e com os potenciais consumidores através de uma estratégia de marketing digital diferenciada é relevante por três razões:

Alto investimento por parte dos clientes

Comprar um imóvel demanda um alto e consciente investimento. Nestas horas, mesmo que o cliente esteja encantado com a casa, apartamento ou local comercial, ele vai procurar outras alternativas e fazer comparações até ficar seguro ao ponto de bater o martelo e fechar negócio. Cabe salientar que, ponderar o custo-benefício é relevante, mas buscar garantias é mais importante ainda para quem está investindo dinheiro no negócio.

Componente emocional

Além dos altos valores envolvidos na compra de um imóvel, há também um forte componente emocional, uma vez que ter a casa própria costuma ser o sonho de muitas pessoas. Para outras pessoas, o componente emocional consta de ter um imóvel para renda e assim, garantir o futuro da família.

Contar com um planejamento de marketing digital imobiliário eficiente é indispensável para potencializar o relacionamento com os clientes.

Elevada concorrência

O mercado imobiliário competitivo, demanda que as empresas prestem atenção redobrada na maneira como se relacionam com os clientes. Além da concorrência tradicional, outras opções de moradia estão aparecendo e influenciando a maneira como os brasileiros enxergam essa questão. Cabe salientar aqui a influencia da cultura internacional e o conceito de economia compartilhada.

Implementar uma estratégia matadora de marketing digital para imobiliárias aumenta a probabilidade de ganhar a confiança dos clientes e a sua preferência.

Agora eu você conhece as razões pelas quais é importante focar na forma que se relaciona com os clientes, chegou o momento de conhecer as etapas de um planejamento de marketing digital para imobiliárias.

Etapas do planejamento de marketing digital imobiliário

Defina a missão da imobiliária

É a razão de existir da organização. É o começo de tudo! Determina o que a empresa faz e o que tem a oferecer para o mercado.

Foque na visão de futuro

Esta etapa está atrelada de maneira especial aos objetivos. Isso porque a visão é a forma como pretende estar no futuro. É importante montar uma visão clara e nítida.

Considere princípios e valores

O planejamento demanda a percepção de valores e princípios e estes, por sua vez, ajudarão na estrutura da cultura organizacional. Em termos de planejamento de marketing digital imobiliário, cabe destacar que eles precisam ser respeitados e todas as ações realizadas precisam ser alinhadas com a cultura organizacional.

Crie objetivos de longo prazo

Para que a missão e a visão da empresa sejam alcançadas, a adoção de objetivos de curto, médio e longo prazo é de expressa importância. No que tange aos objetivos de longo prazo, eles devem ser inteligentes e contemplar as características essenciais dos objetivos (mensuráveis, específicos, realistas, atingíveis e ter prazo definido).

Pense no roteiro

Aqui aparecem questões de extrema relevância para o marketing digital, conceitos específicos como nicho de mercado e persona. Neste sentido, é importante definir o tipo de imóveis com o qual trabalha (luxo, populares, vendas, aluguel, etc).

Sobre a persona, é preciso de terminar quem é o seu cliente. Para fazer isso, você deverá conhecer bem o seu público-alvo. Saber quem são essas pessoas, como elas pensam e se comportam é relevante para montar a sua persona.

Elabore um plano de comunicação

O plano de comunicação também constitui um aspecto relevante. A maneira como a comunicação flui na organização deve ser simples, assim a informação poderá alcançar mais pessoas e ter um impacto positivo nas equipes de vendas.

Implementação e monitoramento do planejamento de marketing digital imobiliário

A realidade tática costuma ser um desafio até para os mais competentes especialistas. Realizar um plano de marketing considerando aspectos operacionais não é uma missão das mais simples, por isso, conhecimento e dicas relevantes são indispensáveis parta obter sucesso nessa etapa.

Além de colocar em prática e seguir o plano a risca, é importante monitorar os resultados de forma periódica. Este controle permitirá partir para o plano B (estratégia mercadológica emergente) caso sejam detectados erros ou pouco rendimento.

Ao chegar até aqui, deve ter percebido que contar com um planejamento de marketing digital imobiliário é indispensável para o êxito nos negócios. Este tipo de plano não só permite que a sua imobiliária feche mais negócios como também melhora o seu posicionamento no mercado.

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