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Como fazer teste A/B em sites?

Como fazer Teste A/B em sites e em landing page?

Teste A/B é uma forma muito eficiente de otimizar seu conteúdo, mas você sabe como fazer teste A/B em sites e em landing page de forma eficiente? Antes de mais nada, vamos começar explicando o que é o teste A/B, por que fazer e como fazer. Depois, vamos descobrir qual a importância dele no seu site.

Vamos iniciar pelo começo: o que é o teste A/B?

Ele é uma das formas mais conhecidas e eficientes de se descobrir se algo no seu site funciona ou se pode ser melhorado. É um modo de testar, através de comparação, alguma coisa no seu site, anúncio ou em uma landing page que pode ser melhorada.

Vamos explicar com um exemplo: suponha que você tenha uma landing page para divulgar um webinar, mas acha que a sua taxa de conversão pode ser mais alta e que o problema pode ser a cor do seu botão. Sabe como resolver isso com o teste A/B?

Você “duplica” a sua página, sendo uma delas a primeira versão, e a outra com a alteração que você quer fazer. Depois disso é só dividir o tráfego de forma igual, esperar um pouco e analisar onde teve a melhor conversão naquele botão.

O teste A/B é muito utilizado não só nos meios digitais com suas métricas, mas também em outras áreas. Sabia que remédios e vacinas são testados assim? Uma parte dos pacientes recebe uma dose do remédio e a outra uma quantidade diferente. Assim, eles podem determinar quais remédios funcionam melhor e em qual quantidade.

Se a ciência e a medicina que precisam de grande exatidão e fatos usam o teste A/B, por que a sua empresa também não pode?

Como fazer teste ab em landing page

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Qual é o benefício de fazer um teste A/B em landing page?

Você já sabe o que é o teste A/B e que vários lugares no mundo usam ele como uma forma de medir e comparar hipóteses. Agora, fica a dúvida: realmente, qual o benefício de fazer um teste A/B?

Porque é com o teste A/B que você pode sempre melhorar o seu site e a experiência dele em relação ao usuário. Além disso, o teste é uma forma de obter feedbacks e preferências reais do seu público. Aqui, você se baseia em números e não em achismos.

Durante o teste A/B o seu público não tem como mentir, porque são as ações deles. Sabe aquela história de dizer uma coisa na pesquisa e questionário quando na realidade se faz outra? Com o teste A/B em landing page não tem nada disso, porque não é possível influenciar no processo de decisão dos usuários.

O que é teste A/B em sites?

Ele funciona como em outros testes A/B. Você levanta a sua dúvida: se esse botão fosse de outra cor teria mais clique?; depois cria a sua página com a variação, coloca ambas no ar e divide o tráfego de forma igual entre elas e compara os resultados.

A diferença é que no site, ao invés de uma peça de mídia, por exemplo, você pode utilizar o CRO (Conversion Rate Optimization). Ele engloba outros áreas que podem ajudar na otimização das taxas de conversão de um site. 

Aqui é onde acontece um esforço conjunto de várias áreas, como UX em geral, copywriting, design e até arquitetura da informação. O UX, por exemplo, possui seus próprios tipos de testes, os famosos testes de usabilidade com usuários, que podem ajudar numa navegação mais intuitiva e resultar em melhores taxas. 

Como fazer teste A/B em sites e landing pages pode ser mais simples do que você pensava, não é?

 

Como fazer teste AB em landing page e sites

Como funciona o teste A/B em sites?

Já falamos sobre o teste A/B de modo geral e a sua importância e benefícios. Agora, chegou o momento de nos aprofundarmos do nosso tema: como fazer teste A/B em sites?

Do mesmo jeito do teste normal.

Parece brincadeira, mas não é. Não importa qual o meio que você queira testar, o teste A/B funciona exatamente da mesma forma. Vamos comparar em duas situações diferentes?

Vamos supor que você ache que mudar o texto em um dos títulos do seu site seria mais eficiente para as pessoas contratarem o serviço oferecido.

Na outra situação, você quer saber qual assunto de e-mail marketing possui uma maior taxa de abertura.

Sabe como seria o procedimento nessas duas situações? O mesmo, olha só:

1º – Reúna informações

Aqui é para você ter a base comparativa para o seu teste, além disso as informações são sempre ótimas para você perceber onde o seu site pode sempre melhorar. Por exemplo: quais as páginas com alta taxa de rejeição?, ou para seu e-mail, uma pergunta no assunto é melhor ou não?

2º – Qual o seu objetivo?

Aqui é onde você deve definir o que quer fazer: aumentar a taxa de conversão ou abertura, testar taxa de cliques ou diminuir a taxa de rejeição, por exemplo.

3º – Defina a hipótese

Aqui é onde você define o que quer testar. Nos nossos exemplos: no site você definiu que vai mudar o título da página e já no e-mail seria o assunto.

4º – Crie uma variação

A variação nada mais é que o B do seu teste. Uma vez que a versão A é a original, ou controle como é chamado, que está no ar e será testada, a versão B é aquela que vai comprovar ou não a sua hipótese.

5º – Coloque para rodar

Você tem a sua versão original para controle e sua versão para comparação de variação. Chegou a hora de subir as duas no ar e ver qual se sai melhor.

6º – Números!

Depois de tudo isso é quando você vai pegar seus resultados e analisar. Afinal, a mudança de título foi efetiva? E a pergunta no assunto do e-mail atraiu ou não mais pessoas?

7º – Continue sem parar

Sempre tem algo que pode ser melhorado. Nunca se esqueça disso, por isso é importante ter testes A/B contínuos.

Quais ferramentas usar para fazer teste A/B em sites e em landing page?

Depois de ver como fazer teste A/B em sites, nós podemos indicar algumas ferramentas que são as mais comuns para você conhecer melhor.

O mais comum é o Google Analytics, mas você pode usar ainda o RD Station, Optimizely, Unbounce e o VWO.

Mas, se você ainda não se sente confiante ou não sabe como fazer teste A/B em sites, então pode contar com a gente aqui na Agência 242 para ajudar você a cada passo do caminho.

Vamos conversar? Entre em contato agora!

 



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Pedro Hermano

Pedro Hermano, bacharel em Publicidade e Propaganda pela (ESPM), especializado em Branding e Planejamento Estratégico de Marcas na McGill University, no Canadá e em Marketing Digital em Harvard. Pós-graduado em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral (FDC) e atualmente é sócio-fundador e diretor de criação da Agência 242. Em 2018, foi eleito Profissional Digital do Ano pela ABRADi-SP.