O que faz e como funciona uma agência de publicidade?

Como funciona uma agência de publicidade e o que ela faz? Se você um dia já se perguntou isso, fique sabendo que não é, teoricamente, muito difícil de definir. Eles são as pessoas que criam e cuidam de toda a sua comunicação. Mais do que trabalhar somente com propaganda, uma agência de publicidade é um organismo complexo que envolve vários setores e atividades para colocar no ar aquela campanha criativa, inovadora e, o mais importante, que resolva os problemas de comunicação do seu cliente.

Assim, que tal passearmos um pouco e descobrirmos como funciona uma agência de publicidade quando você, cliente, entra com a sua marca:

O atendimento

O setor do atendimento é responsável por manter uma comunicação entre a agência e o cliente. Ele ainda deve cuidar de coletar todas as informações possíveis sobre o cliente, produto, marca, ações e o que se pretende alcançar com a campanha ou ação a ser efetuada.

Depois, ele reúne tudo isso em um documento que, na agência, é conhecido como briefing. O briefing é o que irá guiar toda a equipe para a realização da sua campanha ou propaganda. Depois disso, o atendimento ainda fica à disposição do cliente para retirar dúvidas, ou só para acalmar quando bater aquele nervosismo ou ansiedade.

O tráfego

Mais comum em agência grandes e com um alto número de clientes e pessoas envolvidas nos projetos, o tráfego em uma agência de publicidade é responsável por enviar informações e determinar os prazos de cada área. Além de também cobrar eventuais atrasos. Em agências menores, é mais comum que as tarefas do tráfego sejam divididas entre outros setores, ou até mesmo, que fique sob a supervisão do atendimento.

Planejamento

A equipe que estrutura toda a campanha, criando um plano estratégico. É aqui que o famoso brainstorming acontece. Em agências maiores conta com um setor inteiro, mas em agências menores isso acaba sendo delegado à uma única pessoa, ou ainda dividido entre diferentes setores da agência.

Criação

Geralmente é composta pelo diretor de arte, designers e redatores, mas, às vezes, pode contar com diferentes profissionais. A criação é responsável por dar forma às ideias e trazê-las à vida. Por exemplo, na criação é possível fazer a sua marca, seu site e até campanhas publicitárias inteiras, não importando a sua complexidade.

Mídia

O pessoal de mídia é responsável por conversar com os veículos e garantir que tudo o que foi decidido no planejamento, incluindo o orçamento, seja cumprido. Eles negociam e decidem as melhores opções de veiculação das suas açõe, seja em uma rede de televisão nacional, um anúncio num jornal local ou uma mídia externa, como em pontos de ônibus.

O final

Depois de toda essa jornada a sua campanha, ou ação, é enviada para aprovação do cliente. Se a resposta for negativa, a campanha volta para o setor responsável por mudanças para os devidos ajustes. Quando tudo estiver aprovado ela já pode ser veiculada, e cliente e agência podem colher os louros.

Raio-X de uma agência de publicidade

É claro que isso é uma visão extremamente tradicional de como funciona uma agência de publicidade. Os métodos e sequências podem ser alterados, construindo uma metodologia que melhor se adeque à realidade da própria agência.

Mas, você deve notar que todo esse processo para a criação de uma campanha acontece ao mesmo tempo para diferentes clientes. Por isso, é importante que a agência seja bastante organizada em relação a prazos e coisas desse tipo.

Como funciona uma agência de publicidade varia conforme as necessidades do cliente, do mercado e da própria agência. Algumas ainda oferecem serviços diferenciados que complementam os citados acima, como assessoria de imprensa ou o marketing digital. Porém, o esqueleto de atendimento-planejamento-criação-mídia permanece na maioria delas há muito tempo.

E então, já sabe como funciona uma agência de publicidade?