Como o inbound marketing para construtoras pode dar resultado?

Como o Inbound Marketing para construtoras pode dar resultado?

Muitas construtoras vêm buscando diferentes maneiras de ampliar seus negócios e aumentar seus resultados. Mas, conforme o acesso à quantidade de informações que temos hoje cresce, comprar e vender ficou bem mais complexo. Nesse sentido, entender como o Inbound Marketing para construtoras pode dar resultado se tornou ainda mais essencial.

A tecnologia deixou as transações mais transparentes, o que favorece a ambos os lados (empresas e consumidores). Então, se você trabalha no setor imobiliário com certeza deve estar sentindo esse efeito da transformação.

Investir em Inbound traz diversas vantagens, além de ter um custo reduzido, ele permite que você mensure os resultados com alta precisão. Isto é, sabemos com exatidão quais pessoas abriram um e-mail, clicaram nele ou ainda quantas foram alcançadas por um anúncio no Google, por exemplo.

Mas, se você ainda não sabe como o Inbound Marketing para construtoras pode dar resultados é só ler o artigo até o final para conferir como essa estratégia vai te ajudar a conquistar mais clientes.

Afinal, como Inbound pode dar resultados para sua construtora?

O processo de vendas de uma construtora não é tão rápido e simples como um e-commerce, por exemplo. Entretanto, implementar uma estratégia de Inbound Marketing em seu negócio ficará mais fácil de você visualizar, compreender e até encurtar a jornada de compra de seus consumidores. E mais, com ele você ainda consegue otimizar a sua presença digital, aumentando a visibilidade de seu negócio.

O Inbound tem cada vez mais adeptos e é uma tendência até mesmo entre as construtoras. Mesmo que não consigamos gerar toda a venda dos imóveis pela internet, porque a venda é um pouco complexa, já que é um bem durável e o ticket médio da compra é alto. Mas, é preciso considerar que o início da busca do consumidor pelo seu imóvel ideal começa na internet.

E essa busca traz com ela muitas dúvidas, tais como: qual a documentação necessária, como conseguir um financiamento, planejar-se para compra do primeiro apartamento, quais os melhores bairros para se morar ou investir e diversos outros assuntos.

Por isso, mesmo que o negócio não seja realizado 100% online, aplicar as estratégias de Inbound Marketing em sua construtora podem dar resultado, pois facilitam a venda e a tornam mais rápida.

Apostar no Inbound vai tornar a área de marketing da sua empresa um centro de investimento, não de custos. Afinal, todas as ações dentro dele podem ser exatamente calculadas. E, munido dessas informações você consegue otimizar rapidamente campanhas para ter um ROI (retorno sobre investimento) melhor.

Como o inbound marketing para construtoras pode dar resultado

Todas as construtoras de sucesso já utilizam a metodologia de Inbound, aplicando ela corretamente você vai conseguir:

  • Gerar mais leads;
  • Produzir conteúdos relevantes;
  • Otimizar seu processo de vendas;
  • Fortalecer o relacionamento com os clientes;
  • Diminuir o custo de aquisição do cliente (CAC);
  • Atrair mais facilmente seus potenciais consumidores.

Para você entender ainda mais sobre o poder dessa estratégia, segundo a DemandGen Report, 95% dos consumidores escolhem soluções de empresas que fornecem um conteúdo amplo que os auxiliem em cada etapa da jornada de compra. 

Por isso, não ter uma estratégia de Inbound consolidada em seu negócio pode te deixar atrás de seus concorrentes, que sem dúvida, já estão aplicando a metodologia.

Estratégias de SEO para construtoras

A palavra SEO significa Search Engine Optimization. Isto é, em bom português, Otimização para Resultados de Busca. Para te explicar o SEO, de forma simplificada, são as modificações realizadas para que os sites de buscas como o Google e Bing localizem o seu site quando alguém pesquisa por algum assunto relacionado a sua marca.

Quando você procura por algo no Google, por exemplo, milhares de resultados aparecem. E quando você faz uma pesquisa relacionada ao seu negócio você está nas primeiras posições? Na verdade, a maior parte das pessoas não está sequer na primeira página dos resultados.

É nesse sentido que as estratégias de SEO para construtoras vão te ajudar a aparecer no topo dessa lista. Mesmo que pareça algo inacessível ou difícil de conseguir, com um bom planejamento é possível conquistar os primeiros resultados.

Confira algumas dicas de SEO para construtoras para seu negócio aparecer nas primeiras posições do Google.

Conteúdo de qualidade

A produção de conteúdo relevante e de qualidade são um dos fatores mais importante para ranquear nos buscadores. Se você está pensando como conseguir isso, uma das formas mais simples é tendo um blog, destacando os assuntos mais interessantes para seu público e trazendo informações de seu negócio.

Escolha de palavras-chaves

O cuidado com a seleção das palavras-chaves que serão trabalhadas pelo seu negócio é um dos principais pontos para posicionar melhor seu site nos resultados das buscas. Mas, não encha seu texto com a palavra-chave escolhida, atualmente a quantidade não integra mais os elementos de posição, então a sugestão aqui é incluí-las ao longo do conteúdo de modo natural e que faça sentido para quem está lendo.

Atualização de informações de contato

Parece meio óbvio, mas o óbvio também precisa ser dito. Atualizar os seus meios de contato é uma técnica que causará impactos em seus resultados, pois os mecanismos de buscas podem vincular a sua página ao cliente dependendo da proximidade geográfica. 

Site responsivo

Ter um site mobile não é mais uma tendência e sim uma realidade, em 2018 mais da metade de todo o tráfego online aconteceu por meio de dispositivos móveis, ou seja, por celulares ou tablets. Com cada vez mais pessoas utilizando seus smartphones para realizar suas buscas no Google, os sites responsivos são priorizados nos resultados.

Então, se o seu site não está preparado para se adequar aos dispositivos móveis, você pode estar perdendo tráfego e a maior parte dos seus clientes para o site de seus concorrentes.

Ainda está um pouco confuso para você entender na prática o SEO para construtoras e qual a sua importância? Então, veja o vídeo abaixo e confira:


Conseguiu entender as estratégias de SEO para construtoras e como elas podem te ajudar a otimizar suas vendas? Tendo um bom planejamento e conhecimento para aplicá-las você conseguirá o reconhecimento de seu público e consequentemente um excelente retorno financeiro. 

O poder do e-mail marketing para construtoras

O e-mail marketing é uma das técnicas mais antigas do marketing digital, e quando bem utilizado é um excelente aliado para seu negócio. No mercado imobiliário não é diferente, com as dificuldades impostas pelas redes sociais de entregar conteúdos de modo orgânico, disparar mensagens assertivas para seu público é uma excelente alternativa para ter resultados positivos, sem gastar muito com anúncios.

Mas, é importante alertar que só enviar e-mails por si só não é o suficiente para que você tenha o retorno esperado. Principalmente quando se trata de vender imóveis, porque é necessário entregar uma mensagem relevante, garantir um bom copywriting de assunto, CTA atrativo e outras tantas outras técnicas para que seu objetivo seja alcançado.

Se você ainda não acredita no poder do e-mail marketing para construtoras, aí vai um dado: 

segundo a Disruptive Advertising, os clientes que são contactados via e-mail gastam 138% a mais, em comparação quando as ofertas não chegam por esse canal.

Então, se você quer implementar uma estratégia de e-mail confira esse artigo: Por que utilizar uma estratégia de e-mail marketing?

Dicas para uma estratégia de e-mail marketing matadora para sua construtora

Confira alguns passos simples para você criar seus e-mails:

  1. Elabore um cronograma de envios;
  2. Nunca compre listas de emails;
  3. Utilize ferramentas para facilitar o disparo;
  4. Segmente seus leads;
  5. Faça testes e escolha o melhor horário para o envio;
  6. Monitore seus resultados e faça as otimizações necessárias.

Metodologia para o aumento da geração de leads

O lead é o seu cliente em potencial, que quando bem trabalhado pode se tornar o advogado de sua marca. Claro que uma empresa pode ter diversos objetivos diferentes mas 66% das metas organizacionais de negócios que apostam no marketing digital se concentram na geração de leads.

Antes de te dar as dicas, vale ressaltar que aumentar seu número de leads envolve estratégias bem consolidadas e que estão de acordo com sua persona. Isso porque, a geração de leads envolve principalmente o que seu público está procurando, suas dores e problemas.

Então, o primeiro passo para que você aumente a sua geração de leads é conhecer (e muito bem) a persona de seu negócio. Mas, algumas outras técnicas também ajudam você aumentar esse número de potenciais clientes, confira:

Landing pages e formulários de qualidade

As landing pages, as famosas páginas de captura, são essenciais para captar os dados de contato de seus visitantes, para que então eles se tornem leads. E os elementos contidos nela precisam levar o visitante para a conversão. Então, nada de menus ou links que possam desviar o visitante dessa finalidade, ok?

Além de um título chamativo, boa descrição da oferta e um texto convincente, um formulário eficaz é o que faz que a captura aconteça. Diversas pessoas acabam desistindo do preenchimento quando se deparam com um formulário longo demais, com dados que julgam que não são necessários.

A dica aqui é se concentrar em dados que realmente são relevantes para o seu negócio e que são indispensáveis para os corretores. Além disso, não esqueça da página de obrigado que agradecerá pelo preenchimento do lead.

Invista na produção de conteúdos de qualidade

A busca por mais informações é cada vez mais constante na vida das pessoas. E, antes de fechar qualquer negócio diretamente com a empresa, elas pesquisam sobre a marca na internet.

Essa análise está cada vez mais criteriosa, não basta ter somente um site, mas desenvolver conteúdos que ajudem a resolver os anseios de seus consumidores e reforçar a autoridade de sua empresa no segmento imobiliário.

Quando o assunto é gerar mais leads, a produção de conteúdo relevante deve ser uma de suas principais estratégias.

Materiais ricos

Ainda falando sobre conteúdo, uma das formas mais excelentes de se captar novos leads é com materiais ricos. Sejam ebooks, podcasts, infográficos, checklists ou webinars, o conteúdo atraente ajuda seu visitante a se inscrever para receber esse material e assim se tornar um de seus leads.

Mas, é bom lembrar no caso de materiais ricos o processo não termina quando o lead recebe o conteúdo. É preciso nutri-los depois de captá-los para ajudar na maturidade da decisão, em relação a percepção de sua marca e, consequentemente, evoluir no processo de compra.

Boa escrita e CTA matador

Ter uma estratégia de copywriting bem consolidada fará que seus visitantes sejam guiados a tomar uma decisão: converter no site. Por sua vez, um bom CTA (chamada para ação) tem como principal objetivo convidar o visitante a realizar algum tipo de ação.

A união dos dois vai te ajudar, de forma inteligente e eficiente, a aumentar o número de leads. Por isso, concentre-se em realizar CTA’s chamativos e escrever conteúdos persuasivos para sua persona.

Uma coisa é certa: segundo dados da State of Inbound, da HubSpot, o Inbound Marketing gera 54% a mais leads do que o marketing tradicional. Então, se você quer aumentar seu número de potenciais clientes precisa investir nessa estratégia.

Vantagens de investir em conteúdo para construtoras

Invista em conteúdo, ele ainda continua sendo rei. E as construtoras que já apostam nele provavelmente já colhem seus benefícios. Mas, se esse mundo ainda é novo para você, separamos algumas vantagens de investir em conteúdo para construtoras.

Eleva a autoridade

A autoridade é uma das coisas mais importantes do marketing digital. À medida que, ao longo de nossas vidas, procuramos as informações de pessoas que possuem autoridade sobre algum determinado assunto. E na metodologia Inbound isso não é diferente.

No marketing digital, a autoridade da página e de domínio ainda ajudam no ranqueamento das buscas. Afinal, quem é que não quer aparecer nos primeiros resultados do Google, não é mesmo?

Reduz custos

Investir em marketing tradicional tem um custo relativamente alto, quando comparado com o marketing de atração. Nesse sentido, investir em Inbound se traduz basicamente na contratação de uma agência com profissionais especialistas no assunto que consigam sugerir uma boa estratégia de ações para atrair mais clientes para seu negócio.

Veja os números: segundo a Resultados Digitais, o Inbound Marketing tem um custo 62% menor do que o marketing tradicional.

Permite análise de resultados

Uma das grandes vantagens do Inbound é a mensuração em tempo real de seus resultados. Então, isso permite que você otimize melhor suas campanhas para atingir seus objetivos. E, para isso, existem diversas plataformas de automação de marketing digital que te ajudam a monitorar o caminho para tomar as decisões que mais fazem sentido para sua persona.

Por onde começar uma estratégia de Inbound Marketing para construtoras?

Para você começar a planejar agora mesmo sua estratégia de Inbound Marketing para construtoras, separamos algumas dicas. Acompanhe!

#1 Conheça sua persona

Ela é a base de tudo que fazemos no Inbound, a persona deve sempre ser o centro de todas as suas ações.

#2 Tenha seus objetivos estabelecidos

Para conseguir bons resultados, primeiro você precisa ter seus objetivos bem definidos. Por exemplo: você quer aumentar seu tráfego online, seu número de leads ou seu reconhecimento de marca? Enfim, seus objetivos precisam estar claros.

#3 Construa sua base de contatos

Depois de saber seu objetivo e de entender para quem suas ações serão voltadas (persona) você precisa construir uma base de contatos. Ou seja, criar canais de comunicação com seu público, como um site, landing pages ou redes sociais para que consiga captar esses contatos.

#4 Qualifique seus leads

Não basta apenas captar contatos, todo corretor tem uma planilha com um monte deles ou pilhas de cartões de visitas. Os leads qualificados são os que estão mais próximos ao momento de compra e são esses contatos que seus corretores querem receber de você. Com a metodologia Inbound os contatos captados podem ir para um fluxo de nutrição de e-mails que facilitam a maturidade e decisão de compra.

Se você chegou até aqui, já deve ter entendido como o Inbound Marketing para construtoras pode dar certo. Mas, se ainda não sabe como colocar todas as dicas mencionadas nesse blog post em prática, fale com um de nossos especialistas.

 


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Pedro Hermano

Pedro Hermano, bacharel em Publicidade e Propaganda pela (ESPM), especializado em Branding e Planejamento Estratégico de Marcas na McGill University, no Canadá e em Marketing Digital em Harvard. Pós-graduado em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral (FDC) e atualmente é sócio-fundador e diretor de criação da Agência 242. Em 2018, foi eleito Profissional Digital do Ano pela ABRADi-SP.