Como manter-se criativo longe do escritorio

Os efeitos da quarentena: como manter-se criativo longe do escritório

Como se manter criativo longe do escritório: Brainstorming. Ouvimos esse termo com muita frequência em todo lugar e normalmente é o primeiro que vem em mente quando pensamos em trabalho em equipe. Debater, discutir e compartilhar, tanto que, uma nova ideia completamente inovadora surge. 

“Que falta faz trabalhar em equipe e com meus colegas de trabalho”. Esse é o pensamento que corre no fundo da mente da maioria das pessoas que agora se vêem na necessidade de se adaptarem à realidade do home office e do distanciamento, e mais ainda, de permanecerem criativas. Então, como ter ideias inovadoras longe do escritório?

Em primeiro lugar, temos que entender que nosso cérebro não lida bem (para colocar em palavras mais diretas, odeia) com ambiguidade. A ambiguidade do nosso ambiente, do contexto e do cenário da nossa realidade, mesmo que além da nossa percepção, nos atrapalha. Leia também: Como funciona uma agência de publicidade?.

Isso porque nosso cérebro está acostumado com um tipo de realidade, e a quebra dessa realidade faz com que ele, constantemente, permaneça adaptando-se como um computador com um sistema em atualização em 60% o tempo todo. 

O cérebro lida bem com o estresse a curto prazo, mas o estresse a longo tempo pouco a pouco o sobrecarrega. E o que nós temos agora? Isso mesmo, uma realidade que só nos fornece uma realidade completamente diferente. Ambiguidade

Então agora nossos cérebros estão trabalhando muito mais tentando criar algo que se pareça com uma rotina, para nos dar algo que nos lembre a sensação de controle que tínhamos sobre nossas vidas. E é aqui que entra a resiliência. Saiba mais sobre neuromarketing

Para conseguir se manter criativo mesmo longe do escritório, você deverá se adaptar ao novo cenário fornecido pela realidade que o cerca. Então, acompanhe o artigo até o final e confira as dicas!

Como se manter criativo longe do escritório?

A sua casa tem o potencial para ser um local de trabalho melhor do que o seu escritório, já que você poderá realmente customizar a sua rotina de trabalho de acordo com as suas preferências.

#1 Crie uma rotina que se ajuste ao seu dia de trabalho ideal. 

E se não for possível criá-la, faça ajustes que contemplem o seu processo criativo. Mas, é claro que você vai cair na tentação de replicar exatamente o seu dia de trabalho no escritório. Ou ainda, tentar copiar os métodos de gurus na internet e isso não vai funcionar. Pelo contrário, vai causar é mais ambiguidade, estresse, e o atraso do seu cérebro em adaptar-se a uma nova realidade. 

Como esperamos nos adaptar a algo novo se nos forçamos ao velho? 

#2 Quais suas restrições durante o dia?

Por exemplo, em alguns momentos do dia você deverá estar disponível para uma “call” com a equipe, ou com seu chefe. Em outros, sua família pode ser o foco da sua atenção, e é por esse motivo que você não deve se restringir a manter uma rotina como a do escritório. Tudo é diferente. 

Você deverá saber dividir as tarefas de casa com as tarefas do trabalho, e se tiver filhos, deverá alimentá-los e ajudá-los com a lição. E tudo isso deve ser levado em consideração. Coloque em blocos o tempo que tudo isso leva, e quais blocos de tempo você consegue controlar. Esses são os momentos nos quais você poderá ser mais criativo. Leia também: Tecnologia criativa: O que você precisa saber antes de utilizar.

como se manter criativo efeitos da quarentena

Como se manter criativo longe do escritório

#3 Seu tempo, suas regras

Ninguém te conhece melhor do que você mesmo, e apenas você é capaz de saber qual é seu estilo de trabalho e como você se mantém criativo. Uma rotina mais regrada ou algo mais flexível? Isso também dependerá da empresa para qual você trabalha, ou se você é proprietário de uma empresa. Marque o tempo de maneira que ele te beneficie, não atrapalhe. Para ajudar, separa as tarefas que exigem mais de você para o seu período de mais criatividade. Pense: você funciona melhor pela manhã ou à tarde?

#4 A sua saúde mental vai te atrapalhar, mas só se você permitir

Quanto mais estresse, menos foco você terá e você tem que reconhecer isso. Estamos todos vivendo em um período de extrema incerteza e seu cérebro, embora a comparação seja fácil, não é uma máquina. Bloqueios criativos acontecem desde que a criatividade existe e sempre acontecerão, no escritório ou em casa, e sempre serão frustrantes. Mas você deverá aceitá-los, dar um tempo, e então retomar de onde parou. Não se martirize. 

Sobre as pausas, é importante lembrar que é cientificamente comprovado que pausas frequentes do trabalho ajudam a melhorar o foco assim como a performance e a produtividade. Tente se lembrar de levantar a cada 50 minutos, encha a garrafinha de água, faça alguma tarefa de casa, ou simplesmente descanse a cabeça por alguns minutos.

A parte mais incrível da criatividade é que ela é humana, e não precisamos do escritório para sermos humanos. Precisamos apenas de um momento para que nossos cérebros compreendam a nova realidade ao redor e se adaptem, e assim ideias completamente inovadoras surgirão. 

 


 

Gostou do nosso conteúdo? Confira também:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *