Entenda como a Transformação Digital pode influenciar de maneira positiva no seu negócio.

 

Com certeza você já ouviu falar do termo Transformação Digital. Principalmente em tempos de pandemia, as empresas estão sendo forçadas a se reinventar em todos os aspectos. Mas afinal, este é um tema que envolve apenas o setor de tecnologia?

Neste artigo, vamos trazer tudo sobre o assunto para você entender a fundo sobre a importância da transformação digital. Continue a leitura!

O que é a transformação digital?

Apesar de ser um assunto muito falado, nem todo mundo entende o real significado do termo. Transformação digital é um processo no qual as empresas utilizam a tecnologia para alcançar um melhor desempenho, otimizando os resultados.

Talvez algumas pessoas pensem: “ah, já tenho um site ou perfis nas redes sociais, portanto, minha empresa já faz parte da transformação digital”. Não é bem assim! Trata-se de um movimento mais radical, envolvendo investimentos e uma mudança de pensamento em toda empresa, tanto internamente, quanto externamente, para os clientes.

Essa transformação é o processo de unificar a área digital em todas as pontas da empresa, exigindo mudanças de tecnologia, cultura, operações e entrega de valor. Resumindo: é uma reestruturação organizacional da empresa, absorvendo uma cultura digital que almeja o ganho da produtividade. Assim, a corporação irá potencializar as oportunidades do ambiente eletrônico.

Porém, não se trata de um conceito para o futuro, e sim algo pelo qual as empresas de hoje têm de dar o máximo de atenção para continuar vivas.

Por isso existe a necessidade de entender exatamente o que significa essa transformação, qual o seu impacto na sociedade e como aplicá-la nos processos do seu negócio.

Diagrama transformação digital etapas

 

A era dos dados

Você sabia que 90% dos dados disponíveis no mundo foram criados nos últimos 2 anos? E não para por aí: já existem pelo menos 14 bilhões de dispositivos móveis em uso no planeta. Isso é a prova do quanto a tecnologia está presente no cotidiano da humanidade.

Trazendo o assunto para um contexto do dia a dia, a Transformação Digital ampliou a oferta de produtos e serviços, transferindo lojas físicas para e-commerces. Além disso, abriu precedentes para que empresas já tenham nascido tecnológicas. Podemos até dar o exemplo do Uber e iFood que são produtos 100% digitais e hoje criaram o senso da necessidade dos usuários.

Outra informação muito relevante para você entender o assunto é que o Google processa em média mais de 80.000 consultas de pesquisa a cada segundo no mundo. Isso representa mais de 5 bilhões de pesquisas diárias e 1,8 trilhão de pesquisas anuais. Ufa!

 

Ok, e o que tudo isso tem a ver com a transformação digital? Na verdade, fica a reflexão sobre o que fazer com esse volume gigantesco de informação. E nem estamos falando sobre administrar e monitorar, mas sim, extrair o néctar da inteligência dos dados.

Esse enxame de informações provocou as mudanças nas empresas para que cada uma delas pudesse investir na digitalização dos seus processos, para “conversar” cada vez mais com tantos dados. Na realidade, não estamos mais falando sobre ser um diferencial, mas sim, fazer a sua empresa sobreviver.

 

Tendências da transformação digital

Diagrama digital transformation

A mudança permite que você e a sua empresa se adaptem às modernas realidades do mercado, como big data, data-driven, internet das coisas, realidade virtual e aumentada e automação de marketing. Vamos falar um pouco sobre cada uma delas?

  1. Big data e data-driven marketing

O volume de dados cresce 40% por ano. Isso acontece pelo aumento das tecnologias, automação e acesso de mais pessoas à internet. Mas nada disso vai funcionar se você não transformar os dados em plano de ação. E é isso que o big data é capaz de fazer! Junto com o data-driven marketing, é possível identificar as melhores informações para uma valiosa vantagem competitiva.

  1. Internet das Coisas

A IoT é a conexão de diversas interfaces, muito além das que já estamos acostumados, como smartphones, tablets e computadores. Ao combinar essas interfaces com sistemas automatizados, é possível coletar e analisar informações em tempo real para criar estratégias de resposta.

O resultado dessa mistura boa? Você consegue oferecer valor real aos clientes, entregando experiências personalizadas.

  1. Realidade virtual e aumentada

Tais recursos com certeza transformarão o local de trabalho, criando novas formas de entregar produtos e serviços aos clientes.

Especialistas preveem que num futuro muito breve, estas tecnologias complementarão a estratégia de marketing para considerações essenciais. Afinal, elas permitem que os usuários experimentem os produtos em escala real, podendo até “tocar” em mercadorias, antes mesmo de comprar. Incrível!

Uma tecnologia como essas resolveria o medo que muitos potenciais clientes têm em comprar produtos via online, sem experimentar antes, como calçados, vestuário, acessórios ou móveis.

  1. Automação de Marketing

Certamente um recurso que facilita o trabalho das equipes de marketing ao otimizar os processos e entregar um atendimento personalizado. Mais que isso, é uma solução muito importante para agregar na experiência do usuário, permitindo que a marca faça uma abordagem diferente em cada etapa da jornada de compra.

A transformação digital é uma jornada contínua

Transformar é um caminho sem volta e sem destino final, já que o comportamento do cliente muda constantemente. Portanto, trata-se de um projeto que nunca vai parar.

Se você achar que o seu negócio ficou excelente após a implementação dos recursos digitais, ótimo! Agora o próximo passo é identificar o que pode ser melhorado. Afinal, a roda nunca para de girar.

Entenda que a transformação digital é um conceito complexo, que precisa partir do topo e se espalhar por todas as decisões estratégicas e processos da empresa.

A Agência 242 pode dar todo o suporte necessário para que você otimize os dados coletados e transforme a inteligência em estratégia para melhorar seus produtos e serviços digitais. Temos um time completo atendendo nas mais diversas áreas, como criação, planejamento, inbound e UX.

Fale com a gente e descubra como podemos guiar você nesta jornada de transformação.

Daniela Barbosa

Oi! Sou a Dani Barbosa, redatora, formada em Publicidade e Propaganda e cursando pós em Gestão Estratégica de UX Design. Ao invés de ser tagarela, uso o teclado para trocar ideias! Fique à vontade por aqui, tem muito artigo legal pra ser lido.