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e-mail em massa automação

Envio e automação de e-mail em massa e SMS 

Você sabe o que é automação de marketing? Já utiliza em seu negócio? 

Te explicamos sobre a importância desse conceito em por meio das técnicas de enviar email em massa e sms. 

Vamos lá! 

Automação de marketing o que seria isso? 

Para quem ainda não sabe o que significa esse conceito, aqui será explicado mais a fundo. 

A automação é um conceito que resume as atividades promovidas por plataformas que facilitam as ações de marketing, dando às empresas a possibilidade de se comunicar massivamente com seus clientes e leads a auto escala. 

Através dela, a necessidade de criar mensagens, ou anúncios, que necessitam ser enviados manualmente, 1 a 1 para cada um de seus clientes fica para trás. 

E que benefícios isso traz? 

– Estratégias mais inteligentes. – Possibilidade de segmentação do tipo de mensagem a ser enviada, mantendo o foco 

no cenário em que ela será enviada, e não em sua personalização manual. – Gerenciamento do tempo de equipes de negócios, dedicados a algumas atividades de 

marketing. 

Hoje em dia, as plataformas de automação se solidificaram em alguns dos canais mais importantes do marketing, como o SMS e o email em massa. 

Que tal ver como a automação funciona na prática para esses dois canais? 

Leia também:

Colocando em prática: Automação de email em massa 

Email em massa, nada mais é do que uma estratégia de mensagens enviadas via e-mail, por uma empresa, até a caixa de entrada de diversos destinatários simultaneamente. 

Dentro dessa estratégia pode ser aplicada a automação de marketing, que facilita muito o processo de um envio inteligente de email em massa. Que tal entender alguns dos benefícios da automação do email em massa através de um exemplo? 

Suponha que, por exemplo, uma loja de brinquedos quer realizar promoções de seus itens, durante duas semanas para comemorar o aniversário da empresa. 

Para cada uma das semanas, a empresa escolheu produtos diferentes para realizar ofertas especiais. 

Um dos meios escolhidos para divulgar a promoção foi o e-mail em massa. Sendo assim na semana 1 a empresa decidiu enviar um primeiro disparo e na semana seguinte, um novo envio, porém somente para as pessoas que clicaram no outro envio e não chegaram a converter. E para os que não clicaram, resolveram testar outro apelo em uma nova mensagem. 

A empresa, basicamente, decidiu realizar o segundo envio, pois ao identificar as pessoas que interagiram com a primeira comunicação, ao menos já pode ser percebido que essas pessoas possuem um interesse nos produtos divulgados. E para as que não abriram, resolveram testar algo novo

O questionamento agora seria, como fazer para separar as pessoas que interagiram ou não com a comunicação e enviar o segundo e-mail de maneira lógica e natural? 

Há quem pense que essa seleção deveria ser feita de maneira manual e dependendo da base isso poderia demorar muitas e muitas horas. O bom é que com as ferramentas de email em massa, existe a possibilidade de automatizar o processo. 

Um bom exemplo de plataformas que facilitam a automação, seria a Mailify, uma solução europeia que se dedicar ao email marketing, sms e campanhas multi canal. 

automação de e-mail marketing em massa e sms em massa

Isso é feito de maneira bem simples, basta escolher o cenário devido para o envio das mensagens, colocar a regra dos envios posteriores (por exemplo, nesse caso seriam as pessoas que interagiram ou não com o primeiro envio) e pronto! 

O benefício de utilizar essa estratégia seja no caso do aniversário da loja de brinquedos, ou em outros casos é o seguinte: 

  • Facilitar o processo dos envios em massa. 
  • Enviar a mensagem mais assertiva para o lead correto, aumentando a chance de conversão
  • Escolher cenários de envio que estejam direcionados para cada lead em específico. 

Existem diversos tipos cenários de automação de email em massa, como: 

  • Boas-vindas : quando um lead se cadastra em um banco de dados de uma empresa, ele automaticamente recebe uma mensagem de e-mail da empresa, para dar-lhe as boas-vindas a sua base de dados. 
  • Data: Nesse tipo de cenário, podem ser agendados disparos para datas específicas. Imagine que uma empresa, por exemplo, manda comunicações de aniversário com cupons especiais para cada pessoa da sua base. Esse cenário é o adequado para configurar um tipo de comunicação baseado em uma data. 
  • Atualização: Se, por exemplo, existe uma lista de contatos que mudam algumas de suas informações, uma comunicação é enviada automaticamente para eles. Suponha que uma universidade envia comunicações a seus alunos a cada início de ano letivo. Com o cenário de atualização, é identificada a mudança de informação de alunos que avançaram a uma nova turma e é enviada automaticamente uma mensagem de e-mail.
  •  Campanha recebida: A partir desse cenário é possível enviar e-mails baseado no comportamento de cada usuário em relação aos envios anteriores, como aconteceu no caso do aniversário da loja de presentes, por exemplo. 
  • Carrinho abandonado: A maioria dos e-commerces sofre com o problema de que muitos visitantes de seus websites chegam próximo ao momento de conclusão de compra de um pedido, porém o acabam deixando no carrinho de compras. O cenário de carrinho abandonado ao identificar esse tipo de problema, dispara uma mensagem ao futuro cliente sobre o pedido que ele não chegou a concluir. 

 

automação de e-mail marketing e sms

Imagina solucionar todos esses tipos de problemas, um a um sem a automação? Seria praticamente impossível e demoraria muito tempo. Por isso contar uma ferramenta de automação para e-mail em massa é essencial! 

Parece que já foi falado muito por aqui sobre automação de e-mail em massa, mas e para SMS, como isso funcionaria? 

Colocando em prática: Automação em SMS 

A realidade é que assim como é realizada a automação em e-mail em massa, também pode ser feita em SMS, com os cenários programados em ferramentas especializadas. 

A automação de SMS pode ser utilizada em uma série de atividades diferentes, como por exemplo, para a confirmação ou lembretes de eventos, realizá-la é altamente recomendável. 

É possível combinar uma estratégia de automação de SMS com e-mail em massa? 

Sim! 😀 

A realidade é que existem ferramentas que possibilitam campanhas multicanal e possibilitam a automação para esses dois tipos de ações. Leia também: personas em ux.

E existem muitos casos em que essa combinação dá muito certo. ❤ 

Ao comprar um ticket aéreo, é sempre esperado automaticamente um e-mail de confirmação de voo, não é mesmo? Depois dessa confirmação, alguns dias antes do voo se a empresa envia uma mensagem de SMS relembrando que é necessário que seja realizado o check-in, é algo muito útil e bem-visto pelo público. 

Depois de aprender sobre o tema, agora é o momento de começar uma estratégia de automação ou reforçar a que você já tem! 

Agora que já pôde ser visto sobre como funciona com mais detalhes a automação para email em massa e sms, esse é o momento para começar ou reforçar a sua estratégia de maneira mais inteligente. 

Tem algum outro exemplo de automação que gostaria de compartilhar? Preencha o formulário! 

 


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Pedro Hermano

Pedro Hermano, bacharel em Publicidade e Propaganda pela (ESPM), especializado em Branding e Planejamento Estratégico de Marcas na McGill University, no Canadá e em Marketing Digital em Harvard. Pós-graduado em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral (FDC) e atualmente é sócio-fundador e diretor de criação da Agência 242. Em 2018, foi eleito Profissional Digital do Ano pela ABRADi-SP.