A internet e a tecnologia alteraram os hábitos dos consumidores. Eles se tornaram ativos, exigentes, participativos, informados, impacientes e conectados.

Ao longo desses últimos anos, o marketing digital e o mercado imobiliário estão cada vez mais unidos. Possibilitando que uma construtora escale suas vendas de imóveis.

Hoje em dia, vender imóveis através do marketing digital é uma realidade.

Segundo dados estatísticos, 60% de clientes que adquiriram apartamentos, casas ou salas comerciais tomaram sua decisão de compra após visitas a sites de construtoras.

Portanto, o marketing digital é vital para todo ramo imobiliário: incorporadoras, construtoras e imobiliárias.

Vender imóveis através do marketing digital permite que cada vez mais as construtoras se relacionem com seus clientes de uma forma mais direta, sólida e duradoura.

Mercado imobiliário em crescimento

Um dos setores mais importantes para economia brasileira é o mercado imobiliário.

De acordo com a Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias), o setor cresceu mais de 10% em relação à venda de imóveis.

Programas como Minha Casa Minha Vida e lançamento residenciais de médio e alto padrão foram os principais destaques para esse crescimento.

Além disso, o crédito imobiliário contribuiu para esse aumento, com a redução da taxa de juros.

Nas grandes cidades como São Paulo, os imóveis mais comercializados no ano passado, foram os compactos com área útil de até 45m² e média de valores de 200 a 250 mil reais.

Esses são dados do Departamento de Economia e Estatística do Secovi, Sindicato da Habitação de São Paulo.

Em julho do ano passado, o CMN – Conselho Monetário Nacional ampliou o limite para financiar imóveis de 950 mil reais para 1,5 milhão de reais, utilizando o FGTS no Sistema Financeiro da Habitação – SFH.

Marketing digital imobiliário

Além disso, o marketing digital contribui diariamente para o crescimento do setor. Todo potencial cliente em dado momento do processo de compra vai usar a internet.

São 3 motivos que levam os consumidores a procurarem sites de construtoras: curiosidades, dúvidas e interesse legítimo.

Curiosidade – Você pode estar interessado em comprar imóveis e está realizando pesquisas na internet e por mera curiosidade acaba entrando no site da construtora para olhar os empreendimentos e fazer comparações.

Dúvidas – Quando o cliente ainda não decidiu adquirir um imóvel, mas tem várias dúvidas sobre valores, materiais, financiamentos, entre outras. O site da construtora precisa ajudar a responder a todas essas perguntas.

Interesse legítimo – é o cliente que está em busca de oportunidade e realmente interessado em comprar sua casa própria ou investir em imóveis.

Independente do motivo, as construtoras precisam oferecer mais do que imóveis para os clientes potenciais.

Os clientes querem informações relevantes e de qualidade para se sentirem seguros na tomada de decisão de compra.

Como vender imóveis através do marketing digital

Investir em imóvel é uma decisão financeira muito complexa, difícil e muito importante na vida das pessoas.

Para ajudar nessa decisão, o consumidor precisa do maior número de informações possível para reduzir suas chances de erro.

Para isso, ele usa o Google para procurar dados de qualidade e relevância, verifica as redes sociais, fica atento às reclamações, etc.

Portanto, para vender imóveis através do marketing digital, as construtoras devem:

Manter o site atualizado:

É fundamental investir num site de navegação fácil e responsivo, ou seja, que se adeque em todos os formatos de tela: computadores, smartphones, tablets, etc.

O cliente deve acessar as informações de maneira rápida. Mantenha o site atualizado, moderno.

Faça o cadastro no Google Meu Negócio. É importante ter os dados atualizados da empresa no maior buscador de pesquisas do mundo.

Gerar mais leads:

Gerar leads é o principal objetivo do marketing digital. Leads são as pessoas interessadas no que a empresa está disponibilizando.

Quando se trata de construtoras, leads são as pessoas interessadas em comprar um imóvel dos seus empreendimentos.

Para estimular os visitantes a se tornarem leads, as construtoras precisam incentivá-los a se inscreverem em listas de contatos, por meio de formulários em landing page para potencializar a conversão.

Elas também devem oferecer newsletters com novidades, email marketing e conteúdos interessantes e qualificados.

Marketing de conteúdo:

A melhor forma de oferecer conteúdo qualificado e relevante para seus potenciais clientes é a criação de um blog junto ao site.

Através dele, as construtoras devem produzir conteúdo para educar seus clientes, trazer mais acessos ao site, gerar leads e se tornar uma autoridade no assunto.

Os consumidores modernos acreditam que as empresas que produzem conteúdos relevantes, úteis e atrativos são as mais comprometidas com seu público-alvo.

Invista em conteúdo sobre decoração, financiamentos, construção civil, documentação necessária, arquitetura, além dos seus empreendimentos. Responda a todas as dúvidas que os clientes vão ter.

Redes sociais

As redes sociais são ótimos canais para atrair mais clientes para sua construtora. Por meio das mídias, é possível manter um relacionamento com seus potenciais clientes.

As principais redes sociais no Brasil são Facebook, Instagram, Youtube, Twitter e Whatsapp. Mas é importante escolher em quais sua construtora deve estar para conversar melhor com seu público.

Pelas redes sociais, você pode compartilhar conteúdo, materiais, esclarecer dúvidas, responder a comentários, divulgar novidades sobre lançamentos e novos empreendimentos.

Remarketing

O remarketing é uma técnica do Google Ads muito importante para vender imóveis.

Ela identifica os visitantes que entram no seu site, e a partir daí passa a exibir anúncios da sua construtora com mais frequência em diversos sites na rede de display do Google.

A sensação que o cliente vai ter é que a empresa está seguindo seus passos.

Essa técnica é muito eficaz e encoraja o potencial cliente a voltar para o site da sua construtor, aumentando consideravelmente as chances de venda.

Para garantir maior alcance e um número maior de impressões, é importante programar o trabalho de remarketing pelo menos por uma semana.

Lembre-se que a maioria das pessoas não compram no primeiro acesso, portanto é importante aplicar essa técnica.

Ver o anúncio diversas vezes irá lembrar o potencial cliente da sua empresa.

Isso pode ajudá-lo a decidir pela compra.

Quer vender imóveis através do marketing digital? Fale conosco!