Estratégias de marketing de performance para o mercado imobiliário

Estratégias para o mercado imobiliário no isolamento social: Marketing de Performance

Com o avanço do Covid-19, o distanciamento social para se manter seguro e longe do vírus foi implantado. Diante deste novo cenário, muitas construtoras e incorporadoras estão se reinventando nos seus processos internos e na gestão para não comprometer a saúde de seus colaboradores. E, para enfrentar este momento, é necessário aplicar algumas estratégias para o mercado imobiliário no isolamento social.

As perspectivas para o setor em 2020 eram promissoras. Mas, diante deste cenário como se reinventar?

Os consumidores estão confinados em casa e muitos com medo de sair do isolamento. Então, a melhor alternativa é usar a tecnologia e o marketing digital de performance para fazer negócios, só assim você conseguirá minimizar os impactos negativos do isolamento social provocado pelo novo Coronavírus.

As estratégias para o mercado imobiliário no isolamento social não param por aí, o marketing de performance pode te ajudar a driblar a crise e ainda manter algumas vendas. Confira o artigo até o final e fique por dentro do assunto!

Principais estratégias de marketing de performance para o mercado imobiliário durante a pandemia de Covid-19

Não é segredo para ninguém que o mercado imobiliário passará por mudanças, não só apenas as causadas pelo Covid-19, mas também por outros tantos desafios enfrentados pelo setor.

Mesmo que alguns especialistas afirmem que o setor não deve ter um grande impacto com a crise, o momento ainda pede soluções criativas e inovadoras. Além disso, a pandemia alterou o comportamento e hábito dos consumidores.

A situação atual pede uma relação entre cliente e empresa ainda mais próxima, principalmente com aqueles que já tinham negócios iniciais e precisam de mais atenção. Se você ainda não sabe por onde começar sua estratégia de marketing digital de performance para enfrentar e se adequar à realidade de trabalhar no mercado imobiliário em tempos de Covid-19, separamos algumas dicas.

Agora não é o momento de focar em vendas 

Por mais estranho que pareça é preciso destacar que no atual momento, você não deve focar somente em vendas. E mudar o mindset do seu corretor é um de seus principais desafios aqui. O momento deve ser focado na criação de um relacionamento com seus consumidores e não somente na venda final. Na teoria, todos nós sabemos que uma venda de um imóvel é fruto desse relacionamento, e também uma consequência de um bom atendimento. Mas, na prática, a pressão de atingir as metas e vender acaba encobrindo tudo isso e pressionando o cliente a comprar na hora errada.

O momento é sem precedentes para todos, então que tal incentivar o corretor a analisar o histórico do cliente antes mesmo de entrar em contato com ele? Assim, o argumento ficará mais assertivo e as chances de iniciar um bom atendimento ficam maiores.

Abuse do marketing de performance

Se você não pode ir fisicamente até os cliente e nem eles saírem de casa para visitar os decorados, será por meio da internet que sua empresa vai impactá-los durante a quarentena.

Como muitas pessoas estão em casa, navegar pela web passou a fazer ainda mais parte da rotina e, por isso, os consumidores estão mais disponíveis a se envolver com novos conteúdos. Assim, é fundamental que suas estratégias de marketing digital de performance estejam bem alinhadas.

Marketing de conteúdo, redes sociais, inbound marketing, SEO, e-mail marketing são estratégias do marketing de performance fundamentais para garantir sua presença online neste momento. Mas, o que confirmará os resultados, além de manter um site atualizado e responsivo, é o planejamento.

Além disso, existem diversas estratégias para que seu negócio se destaque e se torne referência no mercado imobiliário. Confira nosso artigo: 5 Dicas de Ações de Marketing para Construtoras e saiba mais sobre o assunto.

Continue postando nas redes sociais

Seu público precisa ter notícias suas para que a sua marca não seja esquecida. Por isso, a manutenção dos posts nas redes sociais é primordial para conversar com seus consumidores e entender quais os conteúdos são relevantes para eles.

O momento pede equilíbrio, você pode usar sim o Coronavírus como tema de algumas postagens, mas sem explorar, então seja suave. Seus clientes têm dúvidas e querem ser ajudados, portanto crie conteúdos que vão ao encontro da resolução desses problemas. Confira também: Melhores ferramentas para monitoramento de redes sociais!

Mantenha o relacionamento com seus clientes aquecido

Para ter um relacionamento mais próximo é preciso estar presente. Como para muitos está sendo difícil gerar novos negócios, você precisa valorizar os contatos que já estão na sua base. O momento é de investir em criar um relacionamento com sua marca e o cliente já prospectado. Assim, sua construtora se tornará capaz de fechar negócios rapidamente e com mais margens na venda.

Seu cliente quer de você uma comunicação humanizada e interativa, quando isso acontece ele se sentirá mais valorizado e terá mais confiança em seu negócio.

Reflexões sobre o mercado imobiliário no momento atual

Estratégias para o mercado imobiliário no isolamento social

Mesmo com a pandemia de Covid-19 disseminada aqui no país criando incertezas econômicas, algumas construtoras e imobiliárias continuam a receber a mesma quantidade de clientes de antes. Mas, desta vez, as visitas são virtuais.

O mais importante no momento, além de entender as expectativas do setor, é estar preparado. Ou seja, para driblar a crise é necessário desburocratizar a famosa “papelada”, para oferecer maior facilidade para o corretor na hora da venda.

A principal reflexão é: cerque-se de tecnologia.

A tecnologia é sua aliada (mais do que nunca)

Neste momento de isolamento social, o home office se tornou necessário para evitar a disseminação do Coronavírus. Trabalhando remotamente, os profissionais evitam locais públicos e aglomerações preservando a sua saúde. Mas, esta mudança de rotina traz alguns desafios, por exemplo: como o corretor vai apresentar um imóvel a quem está interessado? Ou ainda, como gerenciar as negociações com os clientes fora do escritório?

A tecnologia é a resposta para ambos os questionamentos. Com ela, você pode ter uma plataforma de automação de marketing digital e CRM que te ajudará a gerir os contatos com seu público, e com o tour virtual seus clientes podem visitar o apartamento sem sair de seu sofá. Leia também: Como manter-se criativo longe do escritório.

Com a ajuda da tecnologia, seu time será mais produtivo, haverá mais agilidade nos seus processos e ainda vai favorecer a continuidade das negociações.

Desafios que podem se tornar oportunidades para o mercado imobiliário

Além de uma nova forma de trabalhar com o home office, utilizar algumas ferramentas que ajudem na produtividade de seus colaboradores e que os mantenham sempre atualizados do que está acontecendo com o restante da equipe é uma excelente forma de contornar o desafio de vendas paradas.

Confira algumas dicas que vão te ajudar a tornar os desafios desse momento em oportunidades.

Documentação online

Sem dúvidas, a documentação é a parte mais burocrática da venda de imóveis, mas quando você implanta um sistema de documentação online é possível fechar os contratos de forma mais prática com a assinatura digital, por exemplo.

Visitas online

Claro que a experiência não é a mesma, mas o tour virtual é uma excelente maneira de apresentar o imóvel ao cliente neste período. Também é possível que o corretor grave vídeos demonstrando o apartamento da forma mais real possível. Assim, o comprador pode sentir como é estar dentro do imóvel. Isso com certeza o ajudará tomar a decisão da compra.

Negociações online

Não há como fugir do online, sua empresa precisa ter uma presença digital bem consolidada, pois assim, por meio dos seus canais de comunicação, fica mais fácil negociar com os clientes. Mesmo antes do Covid-19, a negociação online já era realidade em diversas construtoras e incorporadoras, agora elas ganham ainda mais força.

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O consumidor mudou, e o seu negócio?

O novo Coronavírus provocou mudanças significativa ao redor do mundo todo. É evidente que as pessoas estão vivendo, comprando e, principalmente, pensando de um modo diferente de antes. Por isso, o mercado imobiliário precisa se adaptar ao novo cenário e praticamente se remodelar em tempo real de acordo com as novas tendências criadas pelos consumidores, que estão olhando para as marcas com uma nova visão, exigindo mais segurança e qualidade.

Além disso, durante a pandemia o trabalho e lazer precisam ser dentro de casa, o que estreita a relação das pessoas com o lugar onde moram, e essa tendência deverá permanecer mesmo após quando tudo isso acabar.

Muitos afirmam que o mundo que conhecíamos não existirá mais, e que o “novo normal” tomará conta de nossas vidas e as mudanças que, talvez demorassem décadas para acontecer, precisaram ser implantada rapidamente em pouquíssimos meses. E isso também impactou o mercado imobiliário.

A fase é de descobertas e readaptação do jeito de viver e, por que não, de comprar imóveis? Para atender a todas essas mudanças dos consumidores, basicamente você precisa:

  • Oferecer praticidade;
  • Fornecer um bom atendimento;
  • Compartilhar com seu público conteúdos relevantes;
  • Priorizar a segurança de seus clientes.

Tenha em mente que a uma construtora ou incorporadora digital é o futuro do mercado imobiliário. A questão agora é: você está preparado?

Perspectivas do mercado imobiliário pós-pandemia

De acordo com um estudo da Abrainc (Associação Brasileira das Incorporadoras Imobiliárias), em parceria com a Brain, o efeito da pandemia de Covid-19 não será tão intenso como foram as últimas crises no setor.

Pesquisadores também afirmam que haverá uma certa aceleração de algumas tendências que já vinham se desenhando mesmo antes de tudo isso acontecer. Entre elas, podemos destacar o aumento:

  • Procura de imóveis com espaços de lazer na cobertura, com varandas ou gardens;
  • Busca por coworkings, pois algumas empresas tornarão o home office permanente;
  • Espaços destinados para delivery para que as entregas sejam feitas de maneira confortável e segura para os moradores;
  • O paisagismo também terá grande procura, pois nunca se sentiu tanta necessidade de uma área verde e luz solar nos apartamentos.

O mercado imobiliário começou 2020 com o pé direito e, mesmo com a pandemia, as pessoas continuam suas buscas para encontrar o imóvel ideal. Dessa forma, o uso de tecnologias, como o tour virtual, é uma ótima solução para ajudar na venda neste período. E mais, a documentação e contratos online também podem ser uma resposta para contornar as dificuldades impostas pelo momento em que estamos vivendo.

É fato que comprar um empreendimento não é tão simples, mas com as estratégias para o mercado imobiliário no isolamento é ideal para descomplicar a venda. Conseguiu entender como diminuir os impactos do isolamento social em sua empresa com o marketing digital de performance? Entre em contato conosco, podemos ajudar você a ter resultados expressivos.

 


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Pedro Hermano

Pedro Hermano, bacharel em Publicidade e Propaganda pela (ESPM), especializado em Branding e Planejamento Estratégico de Marcas na McGill University, no Canadá e em Marketing Digital em Harvard. Pós-graduado em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral (FDC) e atualmente é sócio-fundador e diretor de criação da Agência 242. Em 2018, foi eleito Profissional Digital do Ano pela ABRADi-SP.