Quando devo me importar?

Com a sua identidade visual? A resposta é: o tempo todo. Ela define como sua empresa e sua marca serão vistas e reconhecidas pelo consumidor. Isso quer dizer que, uma vez definida como será a imagem, letras e símbolos que a representam, é essencial que a sua marca esteja presente em toda a comunicação da sua empresa.

Isso inclui, por exemplo, papelaria, fachada ou vitrines. Isso cria uma unidade e, dessa forma, facilita para o consumidor identificar você e seu produto no meio de tantos concorrentes.

O que inclui a identidade visual?

Muitas coisas, que vão desde a embalagem do produto até o seu cartão de visitas. Podem parecer coisas pequenas ou insignificantes, mas acredite. Isso gera uma homogeneidade na sua comunicação, além de facilitar a associação por parte dos consumidores, uma vez que eles não precisam conectar diversos símbolos diferentes e que representam o mesmo produto, serviço ou empresa.

Por isso, identidade visual é tudo o que envolve a sua empresa de maneira visual. Seja, a vitrine, site ou papel timbrado especial. Além do mais, vamos combinar, uma empresa que se atenta ao detalhe de se utilizar de papelaria personalizada, está muito atenta aos detalhes. E a sua, como anda?

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São muitos detalhes!

Calma! Nessas horas você pode contar com a ajuda de uma agência. Ela já tem uma rotina na criação de identidade visuais, podendo oferecer dicas e conselhos que você talvez se esquecesse se estivesse tendo que lidar com tudo isso sozinho.

Além do mais, uma agência de publicidade possui mais kow-how e técnicas sobre a criação de marcas, cores, símbolos, etc. Eles sabem como o consumidor pensa e o que melhor funciona para chamar e prender a sua atenção. A equipe de design de uma agência é a mais indicada para colocar no papel todos os detalhes que você busca, mantendo a coesão entre a sua comunicação em todos os meios que você utilizar.

Uma agência ainda pode ajudar você até mesmo na criação do seu site. Pois, além de mantê-lo em sintonia com o que foi proposta pela sua identidade visual, eles ainda podem ajudar a incrementar a performance do seu site nos sites de buscas. Fica a dica!

Mas o que deve realmente ter na minha identidade visual?

Antes de mais nada, pergunte-se: a sua marca está representada de maneira uniforme em todas as peças em que ela aparece? A sua comunicação mantém uma linha de pensamento ou ela atira para todos os lados, por abusar de cores, por exemplo?
Para ajudar você a visualizar o que deve possuir uma identidade visual mais simples, vamos lá. Normalmente elas sempre conta com:

  • Papelaria da sua empresa (folhas e envelopes timbrados);
  • Cartões de visitas;
  • Uniformes;
  • Vitrines;
  • Site.

Mas, isso é só começo. Você pode pedir, ou provavelmente a sua agência irá sugerir, que você ainda faça:

  • Um estudo de cores, para demonstrar as melhores cores que funcionam com a sua marca, além de vetar algumas;
  • Recomendações de uso;
  • Proporção;
  • Etc. e etc.

Porém, isso são só algumas dicas. A sua agência ainda pode ter muitas outras sugestões de como fazer uma identidade visual completa, que pode incluir ainda a criação de um guide book ou brand voice do que deve e não deve ser feito dentro da sua comunicação.

Mas, isso é assunto para outro dia…