Impacto da inteligencia artificial nos negocios

O impacto da Inteligência Artificial nos negócios e porque você deve entrar nessa agora

Você com certeza já ouviu falar sobre Inteligência Artificial. Quando se pensa nela, a imagem que deve vir são de carros que se dirigem sozinhos, computadores capazes de diagnosticar o câncer, ou os chats automatizados que conversam com o consumidor e resolvem seus problemas muito mais rapidamente que uma pessoa real. 

Pois é. Todas essas coisas parecem inovadoras demais, futuristas demais, mas todas elas já existem.

Para empresários no geral, a Inteligência Artificial é uma área que deverá ser explorada antes mais cedo do que mais tarde para permanecerem competitivos e relevantes em um futuro que cada vez mais se torna movido pela IA. 

Já estamos no ponto de inflexão onde a IA vai se acelerar de tal modo que será considerada a “nova eletricidade”. A tecnologia vai dar vida a objetos inertes, assim como a eletricidade fez há mais de um século atrás.

Mas o que isso significa para os negócios? O impacto da IA facilita o cotidiano das pessoas e da corporação. E mais, reduz a carga de tarefas operacionais. Sendo assim, seus colaboradores ficam livres de um trabalho massivo e repetitivo para se dedicarem às estratégias que exigem criatividade e conhecimento prático para darem resultados. Ou seja, aplicar a IA em seu negócio trará mais valor para sua empresa.

A pesquisa Tech Trends 2020 aponta que cada vez mais empresas vão utilizar a Inteligência Artificial e outras ferramentas digitais em seus processos. E mais, o mesmo levantamento ainda indica que tendências tecnológicas impactarão os negócios até 2022 em todo o mundo. 

Viu só? A mudança já está acontecendo. Mas, muitas pessoas ainda tem dúvidas de como é que ela funciona e, principalmente, como ela impactará em seus negócios. Então, quer ficar ainda mais por dentro do assunto? Acompanhe o artigo até o final!

Inteligencia artificial nos negocios

Impacto da inteligência artificial nos negócios

O que é a Inteligência Artificial (IA)?

O termo Inteligência Artificial não é recente. Em 1995, o professor John McCarthy criou a expressão para se referir à capacidade das máquinas de resolverem problemas que antes só humanos seriam capazes.

Esse conceito continua o mesmo, a Inteligência Artificial, também conhecida pela sigla IA, é uma tecnologia que permite que computadores tenham a capacidade de aprender e tomar decisões (de forma autônoma). Esse processo vai muito além de executar apenas uma sequência de comandos pré-programados. Em outras palavras, a IA se trata de uma tecnologia que procura simular o processo humano de aprendizagem e tomada de decisões.

Não há como negar que a Inteligência Artificial tem se tornado a mais nova etapa da evolução tecnológica. Ela é a sucessora dos processadores que eram utilizados para fazer cálculos, que depois evoluíram para os sistemas programáveis.

O modelo de IA de funcionamento se assemelha ao processo de aprendizagem de nosso cérebro, baseado em conhecimentos e experiências anteriores.

Mas, devido a sua capacidade de aprendizado, a IA precisa ser constantemente alimentada para dar continuidade no processo de evolução, assim como os seres humanos. Enfim, por mais que esse processo seja um tanto quanto complexo ele só é possível com um processo de computação simples, confira:

  1. Modelo de dados: estruturas para que os dados sejam processados, categorizados e analisados de forma inteligente;
  2. Big Data: responsável pela disponibilização de grandes quantidades de dados para serem processados
  3. Poder de processamento: aqui acontece a capacidade operacional de processar todas as informações rapidamente sem deixar de lado a eficiência

Mas a grande questão é: por quê? 

Lentamente, conforme a pandemia da Covid-19 se desenrola ao redor do mundo, percebemos que, eventualmente, ela também haverá de ter fim. Isso nos deixará em um mundo pós-pandemia. O que acontece é que durante o período de distanciamento social e quarentena todo o planeta sofreu mudanças inegáveis. Leia também: Como se manter criativo longe do escritório?

Trabalhamos de casa agora. Nos adaptamos a isso. As empresas agora desenvolveram novas estratégias organizacionais. Como serão então suas novas culturas? Sabemos que para sempre tudo será diferente. O chamado “novo normal”.

Nos próximos tópicos, vamos explicar a você como a Inteligência Artificial pode ser essencial nesse novo mundo cheio de incertezas. Então, acompanhe.

IA pode ajudar as empresas a engajar os funcionários

Já existem plataformas que utilizam a Inteligência Artificial e o Machine Learning com foco em ajudar empresas a criarem culturas organizacionais inovadoras. Essa é uma maneira de se manter resiliente durante situações difíceis (um mundo pós-pandêmico, por exemplo). 

Dentro dessas plataformas são trabalhados programas como diversidade, inclusão, liderança e inovação, e ainda são oferecidos treinamentos personalizados. Como? Bom, a Inteligência Artificial utiliza algoritmos que combinam o funcionário com o treinador mais adequado de acordo com o histórico. Após o treinamento são oferecidas recomendações como artigos, podcasts e diversos exercícios

O que isso gera? Uma equipe ultra engajada, que vai manter a sua organização funcionando 100%, em qualquer cenário. 

A incerteza requer experiência personalizada

Como nos últimos meses os funcionários têm trabalhado remotamente é provável que a opção para o home office continue aberta depois da pandemia. Isso porque, para as empresas menores, não precisar manter um espaço fixo e ter os funcionários trabalhando de casa acaba sendo mais econômico, por exemplo. Agora que sabemos que o home office funciona a probabilidade de adesão para o modelo é grande

Mas para que trabalhar remotamente gere os mesmos resultados que o trabalho presencial, é necessário que consigamos nos conectar pessoalmente de maneira virtual para que o trabalho em equipe continue fluindo. E para isso é necessário treinamento e uma boa cultura organizacional. E é aqui que entra a Inteligência Artificial e o Machine Learning. Leia também: Digital Acceleration: o digital nunca esteve mais rápido!

Através das duas tecnologias, nos tornamos capazes de entender o funcionário, o contexto do funcionário, coletar dados reais do progresso que o mesmo fez na empresa e assim fornecer uma experiência realmente personalizada para que ele continue crescendo à distância. 

O home office depende de dados

Um dos maiores desafios das empresas atualmente é o de implementar soluções que permitam que cada membro da equipe continue sendo eficaz para a empresa, mas que ao mesmo tempo permaneça criativo. À distância, é mais difícil avaliar seu funcionário, como é seu processo de criação e, muitas vezes, isso pode impactá-lo negativamente, já que dessa maneira ele será facilmente sobrecarregado, ou o oposto. 

impactos da inteligencia artificial nos negócios

Impacto da inteligência artificial nos negócios

Com o Machine Learning e a IA as práticas de gerenciamento podem ser personalizadas e melhor aproveitadas pela equipe. Se você conhece seu funcionário, e sabe como é seu processo criativo, sabe quantas horas ele demora para fazer tal relatório, ou entregar aquele design, é muito mais difícil que você o sobrecarregue. E você também não precisará sobrecarregar seu gerente com essa tarefa de supervisionar cada indivíduo trabalhando na empresa. Você terá um programa coletando dados para você e te entregando tudo pronto em uma tela. Fácil assim. 

A Inteligência Artificial e o Machine Learning podem ser a luz durante a incerteza do mundo após o Covid-19. Além de você manter o seu negócio funcionando, você criará uma empresa mais resiliente, com funcionários mais bem instruídos, além de muito mais engajados. 

Quando tudo isso acabar, a psicologia positiva deverá entrar em ação, além de bons líderes para tomar a frente das organizações e transformar o mindset das pessoas que mantiveram a empresa funcionando durante esta pandemia. 


Gostou do nosso conteúdo? Confira também:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *