O design de embalagens é um dos fatores mais importantes no marketing, já que o consumidor deve conhecer o seu negócio a partir da embalagem

Design de Embalagens

No mundo, os fabricantes gastam anualmente mais de 150 bilhões de dólares em embalagens de produtos. Grande parte do design de embalagens visa tornar os produtos atraentes, o consumo conveniente ou proteger contra possíveis danos.

O design de embalagens tornou-se parte essencial de qualquer experiência de compra, quando a maioria das decisões são feitas apenas com base sobre o** design de embalagens**. A apresentação também é a única maneira de se opor à concorrência neste mercado perfeitamente competitivo, para isso é preciso um excelente designer gráfico. Como comerciante e fabricante, a embalagem torna-se assim uma parte crucial do processo. O papel do design de embalagens tornou-se bastante importante no marketing e também é usado para conveniência e transmissão de informações.

  • 52% dos consumidores comprarão novamente produtos se obtiverem embalagens de qualidade
  • 90% dos consumidores reutilizam as caixas e sacos de embalagem após a compra
  • 74% de consumidores entre 18-25 anos tendem a compartilhar fotos de embalagens de produtos em mídias sociais depois de comprar produtos online
  • Quase 40% dos consumidores compartilharam a foto de embalagens de produtos nas mídias sociais se gostaram.

Qual a finalidade e função do design de embalagens:

A **embalagem** é o meio para tornar o produto “comprável”, ou seja, uma boa **embalagem** leva a:

Consciência: compreenda o interesse dos compradores

A consciência é a base de inovação e criatividade. A mente humana é projetada para filtrar e lembrar coisas que são especiais. Se você conseguiu capturar uma breve atenção do comprador, basta adicionar sua credibilidade. Para isso, a embalagem do produto deve se conectar emocionalmente às expectativas do cliente.

Atração: Design de Embalagem Criativa

Estreitamente ligada à consciência, isso é especialmente importante para os varejistas que estão em mercados de nicho. Eles querem capturar a atenção de um grupo de público específico, por exemplo, os copos da Starbucks que são fortemente reconhecidos.

Informação:

As informações com a embalagem do produto podem ser abordadas de várias maneiras. São informações de ingredientes do produto, peso, benefícios nutricionais, ideias de serviço, instruções de uso, datas importantes, mensagens e muito mais. No entanto, você também pode ser criativo fazendo com que o seu produto se transforme em uma fonte de informações.

Utilidade: Definir o Propósito do Design de Embalagem do Produto

O propósito da embalagem não acaba necessariamente com o cliente comprando o produto, mas pode ir além do consumo dele! A embalagem é uma parte da experiência de uso do produto e pode ser uma forte razão para a supremacia dos mesmos. Proteção física, conveniência e segurança são os usos comuns da embalagem do produto.

Promoção: Design de Embalagem

A promoção é uma parte importante da marca de sucesso. Usando cores, símbolos, logotipo e legendas, os fabricantes podem fazer mais com seus produtos. A embalagem é um simbolismo – uma conexão emocional.


É necessário que o seu produto pareça bom e especial nas prateleiras. Um bom design de embalagens também exige que a legibilidade seja simples e o público imediatamente saiba o que você está tentando dizer. Fontes grandes, materiais de alta qualidade, a forma e outras coisas aumentam o grau de sucesso. Conheça a importância de um bom estúdio de design para a criação da embalagem.