Skip to main content
A importância do User Experience UX

A importância do User Experience (UX): Como fidelizar clientes?

Quando se fala de tendências dentro do marketing digital, você provavelmente vai ouvir em algum momento sobre UX que é uma sigla utilizada para abreviar o termo em inglês User Experience ou Experiência do Usuário. Mas você sabe a importância do User Experience e como usá-lo para fidelizar os seus clientes? 

A experiência do usuário é algo que deve ter uma atenção especial no momento que você for montar uma estratégia de marketing digital para aplicar na sua empresa. Proporcionar boas experiências para o seu usuário é colocá-lo como foco principal de todo o seu planejamento e desenvolvimento. Hoje, vamos apresentar a importância do User Experience e como você pode adotar essa ferramenta para fidelizar clientes. Ficou interessado? Então, continue lendo esse artigo para saber mais!

Afinal, o que é experiência do usuário (UX)?

O UX ou User Experience, assim como o próprio nome já diz, é a forma como os consumidores interagem com a sua marca, produto ou serviço. É a ferramenta responsável por cuidar das experiências do usuário, torná-las encantadoras e usar isso, para fidelizar os seus clientes e atrair outros.

A experiência do usuário deve ser levada em consideração durante toda a jornada de interação do consumidor com o seu produto. Desde o primeiro momento até o pós consumo. Colocando essa ferramenta em prática dentro das suas estratégias de marketing digital, você garante que a satisfação do seu consumidor seja de fato realizada e com ela, ainda consegue identificar pontos onde melhorias podem ser aplicadas também!

Vamos fazer um exercício e pensar como o consumidor: quando entramos em contato com um produto ou serviço, tudo que queremos é que aquele objeto de compra seja capaz de atender as nossas necessidades, certo? Então, resumidamente, o User Experience é colocar o seu cliente no centro das suas estratégias e planejamentos garantindo que as suas necessidades sejam supridas pela jornada e pelo o produto que você está oferecendo.

Para realizar uma estratégia assertiva com o UX, é preciso que alguns requisitos sejam analisados para compor uma experiência boa ao seu consumidor, garantindo também a sua lealdade. São eles:

Por que é importante investir em UX?

Grandes empresas sempre buscam satisfazer as expectativas dos seus consumidores, entregando o melhor produto possível. Porém, além apenas da entrega final, é necessário levar em consideração toda a jornada e experiência dos seus clientes. Melhorar o bem-estar no contato que eles terão com a sua empresa é colocá-los em segurança antes mesmo deles decidirem se o seu site, produto ou serviço é o que ele vai comprar ou não. É garantir que eles farão a escolha certa, que neste caso, é você.

Se a sua empresa tem um produto de ótima qualidade, mas não proporciona uma experiência satisfatória para o cliente, você perde mercado. É importante investir em UX para unir o seu produto de ótima qualidade + uma experiência inesquecível para aqueles que o compram voltarem para você e indicarem o seu produto.

Imagine um aplicativo de música: ele possui a música que o seu usuário quer ouvir, mas a navegação no aplicativo não é nada fácil. São muitas janelas, muitas indicações e ele não consegue localizar a área de busca para encontrar a música que ele deseja ouvir naquele momento. Todos os fatores que complicam a vida do usuário no momento de usabilidade impactam de forma negativa na imagem do aplicativo de música, derrubando-o no mercado o qual ele está inserido e fazendo o seu potencial de vendas ser muito menor do que o esperado.

Para se manter em alta e em competitividade no mercado, investir um UX é essencial. Se seu consumidor tem uma boa experiência, você será recomendado para outros potenciais clientes.

Como a UX ajuda a alavancar seu negócio?

UX importância do user experience

Se você chegou até aqui é porque comprovamos para você a importância de adotar o UX à sua estratégia, certo? Mas, se ainda restam dúvidas sobre quais as vantagens que um bom User Experience leva para os seus negócios, confira os pontos listados abaixo:

Você está interessado em maior conversão? Invista em UX!

Observe a maneira como o seu público tem interagido com o seu produto ou serviço. É desta forma que você poderá ter conhecimento dos fatores que o faz desistir ou seguir adiante na sua jornada. Ter ciência do que impacta na jornada do seu usuário é o primeiro passo para entender e pensar no próximo passo que irá resolver o problema dele.

Quando o trabalho é bem desenvolvido e satisfatório para o consumidor, as chances de que ele continue com você até o último estágio de aquisição da compra são muito maiores. Muitos consumidores tiram suas conclusões sobre uma empresa após o primeiro contato ou primeira aquisição. É aquele ditado: a primeira impressão é a que fica, certo?

Esses serão os clientes mais importantes para a sua empresa pois é através deles que você vai gerar maior rentabilidade. Converter os leads em vendas será muito mais fácil quando o cliente se sente seguro em escolhê-lo antes mesmo de tomar a decisão de compra.

Quer aumentar o valor do seu produto? Invista em UX!

Essa é uma dica importante: boas experiências geram a sensação de que a compra foi feita com 100% de aproveitamento. E desta forma, uma ligação com a marca é estabelecida, gerando maior vontade de manter uma relação de consumo com a sua empresa.

Que tal, além de atender as expectativas do cliente…superá-las? É neste momento que o aumento do valor do seu produto acontece: o valor não será estabelecido apenas pela qualidade do produto, mas sim, pela união de todos os fatores que vão além do preço físico do seu objeto de venda.

Leia também:

Quer melhorar a reputação da sua marca? Invista em UX! 

Anote isso: os seus clientes são os seus divulgadores mais poderosos. Imagine um cliente extremamente satisfeito com a sua empresa. Agora imagine que ele encontra outro potencial cliente com as mesmas necessidades que ele estava na época de sua jornada e aquisição. Não restam dúvidas que o potencial cliente vai ficar curioso sobre você, não é mesmo?

Uma boa experiência nunca fica retida à uma pessoa só. Quanto melhor for a sua reputação no mercado, mais fácil é atrair leads novos por meio de indicações. Outros leads tendem a confiar na opinião de antigos clientes do que em qualquer outro tipo de propaganda. Adicionar o UX como uma ferramenta à sua estratégia de marketing digital possibilita colecionar opiniões positivas a respeito da sua empresa, do seu produto ou serviço e sobre a jornada que você proporciona ao seu cliente. E, desta forma, será mais fácil atrair um público mais amplo.

Então, se você está interessado em potencializar as interações dos seus usuários, proporcionar boas experiências e garantir que ele volte, invista em UX. Esse investimento será uma forma de se fortalecer na mente do consumidor.

E se você precisar de ajuda, conte com a equipe da Agência 242. Nós podemos ajudá-lo nessa tarefa!

 


 


Gostou do nosso conteúdo? Leia também: 

Pedro Hermano

Pedro Hermano, bacharel em Publicidade e Propaganda pela (ESPM), especializado em Branding e Planejamento Estratégico de Marcas na McGill University, no Canadá e em Marketing Digital em Harvard. Pós-graduado em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral (FDC) e atualmente é sócio-fundador e diretor de criação da Agência 242. Em 2018, foi eleito Profissional Digital do Ano pela ABRADi-SP.