A internet mudou a forma de pesquisa de imóveis nos últimos anos através do marketing de conteúdo para o ramo imobiliário.

Hoje em dia, ele tudo mais fácil, podemos pesquisar, compartilhar, comentar e avaliar.

Qualquer que seja o serviço ou produto, o consumidor vai sempre pesquisar primeiramente na internet em busca de impressões, resenhas, avaliações.

Os sites que oferecem conteúdo relevante e qualificado se tornam referência e autoridade no assunto.

Por isso, é tão importante o marketing de conteúdo para ramo imobiliário.

É possível atrair mais clientes, converter visitantes em leads, e por consequência, vender mais imóveis.

O mercado imobiliário é segmentado por natureza, pois depende da localização geográfica como cidade, bairro, região.

E isso exige um planejamento adequado para cada situação.

O consumidor que está na internet busca por informações, quer tirar dúvidas, deseja criar vínculo com a empresa, até o momento que resolve fechar a compra ou o aluguel.

Etapas de funil de vendas

Com o marketing de conteúdo para ramo imobiliário, é possível aumentar as vendas produzindo informações para sites, blogs e redes sociais.

O marketing de conteúdo se utiliza do funil de vendas para reter clientes.

Veja como o funil funciona:

Etapa atração:

Também conhecido como topo do funil, sendo que seu principal objetivo é atrair os visitantes para seu site.

Aqui o visitante deve chegar ao seu site ou blog, afim de saber informações sobre imóveis e outras informações como financiamentos, materiais de construções, documentação necessária, entre outros.

O importante é a produção de conteúdo qualificado e relevante para informar e tirar as dúvidas dos seus visitantes, sempre direcionando para os imóveis aos quais sua construtora trabalha.

Os principais formatos para essa etapa são artigos para blogs, vídeos, posts de redes sociais e webinars.

Etapa nutrição:

Após essas informações básicas no topo do funil, o visitante quer consumir conteúdo mais aprofundado, como um e-book.

Nessa etapa é o momento de converter os visitantes em leads e os materiais mais densos vão ajudá-los a informar dados mais importantes para que você comece a construir uma relação com esse lead.

O principal objetivo do meio do funil ou etapa de nutrição é iniciar um diálogo entre empresa e os visitantes.

Os principais conteúdos do meio do funil são artigos de blog, e-books, infográficos, apresentação de slides e podcasts.

Etapa fechamento:

O fundo do funil ou etapa fechamento é o momento que lead já definiu o que deseja e aqui você deve convencê-lo de uma vez para fechar o negócio. E como em todo o processo, o conteúdo é essencial.

Nessa etapa, é preciso engajar seu lead e apresentar para ele que sua corretora é capaz de solucionar todos seus problemas.

Transmissões ao vivo, depoimentos, cases de clientes são alguns dos formatos de conteúdo que deve levar o contato direto com o lead.

5 dicas de marketing de conteúdo para ramo imobiliário

Após conhecer como funciona o funil de vendas, apresentamos 5 dicas práticas para te ajudar a criar uma estratégia de marketing de conteúdo para ramo imobiliário.

Dica 1 – Defina objetivos concretos:

Estabeleça metas e acompanhe os resultados. Com isso é possível mensurar sucesso da sua empresa. Veja alguns exemplos:

  • Atingir uma marca de 2 mil fãs no instagram até o próximo semestre.
  • Conseguir 100 novos assinantes para newsletter a cada dois meses.
  • Aumentar em 15% o número de leads gerados por trimestre.

Esses são apenas alguns objetivos que você pode definir para seu segmento.

Dica 2 – Conheça seu público alvo:

No ramo imobiliário, você precisa conhecer e considerar quais são as necessidades do seu público.

A partir daí, crie uma persona que vai representar o seu cliente ideal.

Com isso, você gera leads, aumenta taxas de conversão e cria oportunidades mais direcionadas ao cliente certo, diminuindo os erros.

Dessa forma, todo conteúdo produzido será relevante e seu público vai começar a confiar nas suas recomendações e ofertas de imóveis.

Dica 3 – Diversifique seu conteúdo em diferentes canais digitais:

No marketing de conteúdo, é preciso diversificar o conteúdo com formatos diferenciados.

Além disso, você deve aproveitar os diferentes canais digitais existentes como blogs corporativos, redes sociais, plataforma de vídeos e email marketing.

Dica 4 – Utilize ferramentas úteis e importantes:

Há ferramentas importantes e úteis que você pode utilizar no marketing de conteúdo que vão ajudar gerar mais leads, convertê-los e fechar vendas.

  • Pesquisa de conteúdo – BuzzSumo, SEMRush
  • Gerenciamento de trabalho – Trello
  • Jornada do comprador – Uberflip
  • Email marketing – MailChimp
  • Imagens – Canvas, Pixabay
  • Criação e gestão de blogs – Wordpress
  • Mensuração de resultados – Google Analytics

Dica 5 – Acompanhe os resultados:

É fundamental acompanhar e mensurar os resultados.

O acompanhamento das métricas indica se as estratégias traçadas estão funcionando ou não.

Algumas ferramentas como Google Analytics são necessárias para mensurar tudo o que foi feito em determinado período.

Caso seja preciso, corrija algumas estratégias, implante novas ações.

Quanto melhores forem os resultados, mais você se tornará uma autoridade no seu ramo.

Quer ter mais dicas sobre marketing de conteúdo para ramo imobiliário? Fale conosco!