Skip to main content
tendencias marketing digital imobiliario

Marketing Digital Imobiliário: Tendências Para 2020

Mudando a cada ano, as tendências do mercado imobiliário para 2020 estão todas no digital! Quer se adaptar a onda de inovação e aprender sobre o Marketing Digital Imobiliário? Continue lendo!

O que é Marketing Digital Imobiliário 

O comportamento do público consumidor mudou e as imobiliárias precisam adaptar seus métodos e estratégias de conexão com clientes, já que anúncios de jornal e panfletos focados nos plantões de vendas não surtem o mesmo efeito de antes. 

Atualmente, o cliente é atraído por conteúdo de qualidade e informações relevantes, acessíveis a todo momento, no computador, celular, ou tablet. 

E uma estratégia de negócios bem feita necessita de metas tangíveis e objetivos coerentes, e cabe à empresa ter a clareza quantos aos desafios que virão para atingir ‒ e superar ‒ essas metas. Além disso, deverá elaborar estratégias concretas para alcançá-las.

O marketing digital imobiliário é a ferramenta essencial para potencializar os esforços da empresa no decorrer desses desafios. Elaborados os objetivos e o planejamento estratégico, então a energia poderá ser aplicada na direção do crescimento. 

Tipos de Marketing Digital Imobiliário

marketing digital construtoras

Marketing de Conteúdo

Consolidado como uma estratégia bem sucedida para abrir novos mercados, fidelizar clientes e incrementar vendas, trata-se de um processo que dia a dia, reforça sua relevância no mercado e cultiva sua relação entre sua empresa e seu público.

É um processo mais lento, mas a partir do momento em que sua imobiliária faz-se reconhecida como autoridade em seu mercado pela qualidade do conteúdo oferecido, seu público torna-se fiel, e as oportunidades de geração de leads para o mercado imobiliário consolidam-se cada vez mais ‒ a audiência se transforma em eventuais clientes. 

Porém, aqui, a estratégia também não pode deixar de ser planejada com atenção. Alguns passos principais podem ser seguidos como direcionamentos iniciais. Exemplos: estabeleça objetivos, determine qual resultado desejado pela imobiliária e em quanto tempo esse objetivo é pretendido para ser alcançado. 

Outro determinante essencial é: qual seu nível de conhecimento sobre seu cliente?

O marketing de conteúdo para construtoras só terá sucesso se você conhecer seu cliente profundamente. Esse conhecimento é importante para determinar o que será produzido, onde será publicado, e quando. 

E não se esqueça das métricas: essenciais em sua estratégia de marketing de conteúdo, para que você consiga medir seus esforços. Dessa maneira, você conseguirá avaliar o sucesso ‒ ou não ‒ de sua estratégia e mudar o que for necessário.

 


 

Redes Sociais

As redes sociais podem ser grandes ferramentas para o desenvolvimento estratégico do marketing digital e permitem até mesmo encurtar o ciclo de vendas – normalmente mais longo – do mercado imobiliário. Entenda: 

Através do Facebook ou Instagram, é possível oferecer ao cliente vídeos dos imóveis selecionados e eliminar a etapa da visita, por exemplo. 

Além disso, as redes sociais permitem à imobiliária conhecer as preferências do cliente, e assim saber qual a região ou o tipo de imóvel preferidos por ele. Dessa forma, as ofertas são melhor direcionadas, tornando a identificação do imóvel de desejo muito mais ágil. 

E-mail Marketing

Uma alternativa muito barata para se atingir um grande número de clientes, e uma das primeiras ferramentas utilizadas em estratégias de marketing pela internet, o email segue rendendo bons resultados.

Lado a lado com o marketing de conteúdo, o ponto chave para uma boa estratégia de e-mail marketing é definir o público alvo: cada conteúdo deverá ser enviado para um perfil específico de cliente, levando em consideração os seus interesses. Essas informações podem ser coletadas nas redes sociais, por exemplo. 

As mensagens não podem ser aleatórias: você deverá atraí-los ao seu site com conteúdo realmente enriquecedor e de qualidade, fazendo com que o lead se inscreva em sua newsletter voluntariamente. 

Além disso, leve em consideração a periodicidade do envio dos emails: mantenha o calendário em ordem e de acordo com a relevância do conteúdo divulgado, e sempre mantendo atenção para não lotar a caixa de entrada do cliente. Esse é o tipo de coisa que fará o lead marcar você como “spam”.

São algumas as regras de etiqueta do email marketing, importantes para que a imobiliária não seja vista como inconveniente e para que sua estratégia tenha grandes chances de sucesso. Algumas delas são: os emails só devem ser enviados para quem se inscreveu voluntariamente no seu banco de dados, o que significa que comprar lista de emails está fora de questão; mensagens sem assunto têm grandes chances de nunca serem abertas, geram desconfiança e aumentam as chances de a opção “não receber mais emails desta lista” ser acionada.

Como o Marketing Digital impacta na área imobiliária

Para que as imobiliárias mantenham-se em igualdade com seus concorrentes, o investimento em marketing digital atualmente tornou-se indispensável. 

Não apenas isso, mas é uma ferramenta essencial para o aumento do retorno sobre investimento em comparação com mídias usadas tradicionalmente pelo mercado imobiliário, isto porque o digital custa menos e garante maiores benefícios, como por exemplo a metrificação clara, já que tudo pode ser mensurado e avaliado. Dessa forma, a imobiliária pode ajustar estratégias com facilidade para atingir o objetivo desejado. 

Além disso, o alcance da comunicação é exponencial, podendo alcançar milhares ou milhões de pessoas, fazendo com que um potencial cliente saiba da sua marca mesmo que ele ainda não tenha um desejo de compra realmente consistente. Isso é importante, pois quando ele de fato tiver esse desejo, sua marca será a primeira em mente. 

Estratégias de Marketing Digital para o Setor Imobiliário

Não é apenas a sua presença online que garantirá o seu sucesso no mercado imobiliário. O que realmente fará a diferença, além de manter um site e os perfis nas redes sociais, é o planejamento.

Além do planejamento, existem muitas estratégias para que sua imobiliária destaque-se e torne-se referência no mercado de imóveis. 

Confira algumas das estratégias:

Site responsivo

A FGV (Fundação Getúlio Vargas), em 2018, realizou um levantamento no Brasil, mostrando que 220 milhões de celulares já estão em uso para uma população de 210 milhões de pessoas. Isso significa que provavelmente seu público alvo pesquisa sobre imóveis no smartphone. Dessa maneira, é imprescindível que o seu site ou blog seja responsivo, ou seja, tenha uma versão que se adapte às plataformas para celular. Ou seja, nos tempos de hoje, a criação de um site responsivo é indispensável pra o seu negócio.

Google

Pela busca orgânica (SEO) ‒ projetada pela relevância e qualidade do seu conteúdo ‒ ou pelo Google Ads, anúncios pagos, marcar presença na primeira página na maior ferramenta de busca da internet é uma conquista importante e necessária para a sua estratégia de marketing digital. 

Vídeos

Excelentes para diminuírem a jornada de compra do cliente imobiliário, os vídeos são acessíveis e altamente eficazes. Atualmente, não existe mais a necessidade de quebrar a cabeça com superproduções, mas a qualidade segue sendo primordial, o que se tornou também mais acessível com aplicativos e ferramentas de edição. 

Marketing Digital Imobiliário e como usá-lo em seu favor

Além de tudo o que foi dito, é importante lembrar que embora estejamos na era do digital, também estamos na era da “humanização”: os clientes não querem ser tratados como números, querem que cada um de seus interesses seja atendido de uma forma pessoal. Se sua imobiliária souber atender os desejos de seus clientes dessa maneira humanizada, com certeza ela estará em posição de referência!

Para 2020, esta tendência tende a crescer cada vez mais, e junto com ela, crescem também os blogs, isto porque neles os clientes encontram uma fonte de conteúdo rico. É importante lembrar que o blog não deve ser o lugar onde a imobiliária divulga imóveis, mas sim onde alimenta sua audiência com temas relevantes e de grande valor. 

Isso também vale para as redes sociais: é importante vender, mas também é importante ter uma audiência fiel, devendo variar entre divulgações de imóveis e conteúdos relevantes ao público. 

Gostou do nosso conteúdo? Veja outras publicações de marketing digital imobiliário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *