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Saiba Como Usar o Marketing Digital Para Sair de Uma Crise Financeira

Para estar sujeito a uma crise, basta ter uma empresa, seja pequena, média ou grande. E em situações assim, o seu departamento de marketing precisa valer o máximo possível, afinal, é dali que saem novas oportunidades de negócio. 

Por que o Marketing Digital é a melhor solução?

 

O Marketing Digital, particularmente, é uma das estratégias que mais se destacam para momentos de crise, já que possuem o maior ROI (retorno sobre investimento). E o investimento costuma ser mais baixo comparado a outros métodos tradicionais. 

 

Atualmente, o número de pessoas conectadas a internet diariamente cresce exponencialmente, e com isso, a procura por produtos e serviços de marketing digital também cresceu. Por esse motivo, marcar presença no mundo digital não é mais um diferencial, mas sim uma necessidade.

 

Saiba como sair da crise financeira empresarial e como o Marketing Digital pode ser a ferramenta ideal com algumas dicas essenciais.

Como Reerguer Uma Empresa Com o Marketing Digital

1 – O seu site e o SEO

 

No cenário digital, o cartão de visitas da sua empresa é o seu site, porém, apenas ter um site não é o suficiente, sendo também necessário investir em estratégias que aumentarão sua visibilidade nos mecanismos de busca. 

 

Se você está passando por uma crise financeira empresarial e pretende sair dela com o marketing digital, é necessário investir em SEO (Search Engine Optimization).

 

O SEO, resumidamente, trata-se de um conjunto de práticas e ações aplicadas a um determinado site, que juntas melhoram a sua relevância nos mecanismos de busca, como o Google, e dessa forma o site da sua empresa consegue alcançar posições de melhor destaque nas páginas de pesquisa. 

 

A melhor parte dessa estratégia é que uma vez que você atinge a primeira página do resultado de busca, dificilmente você sairá de lá.

 

2- Conteúdo: invista em qualidade

Oferecer conteúdos de qualidade é a prática perfeita para que a sua estratégia de SEO ganhe ainda mais impulso, além de ter uma alta taxa de conversão.

 

Mas, para que seus conteúdos sejam realmente bons é fundamental que você saiba se comunicar com o seu cliente em potencial, e para isso, você deverá conhecê-lo. Então, colete dados, hábitos, entenda como ele se comporta e, principalmente, quais são as dores da sua persona. 

 

Se você ainda não tem a sua persona definida, ela se baseia em uma análise profunda dos seus clientes em potencial, e seu estudo deverá se basear na criação de um “personagem” através de características dos seus clientes em potencial.

 

Este personagem será o seu guia na hora de criar qualquer conteúdo, e todas essas características deverão ser coletadas através de dados reais, evitando ao máximo o “achismo”, para que a sua comunicação durante a produção de conteúdo seja o mais assertiva possível, e dessa maneira, as suas chances de converter um potencial cliente também aumentarão.

 

Em uma crise financeira, se você souber se comunicar com a sua audiência da maneira certa, você já estará a frente do seu concorrente. 

3- Redes Sociais: relacione-se

 

Você agora tem um bom site, no qual você posta conteúdos de qualidade direcionados a uma persona bem definida: sua visibilidade está boa e sua estratégia de Marketing Digital para reerguer sua empresa da crise financeira está caminhando.

 

Porém, ainda há uma maneira de somar mais resultados: as redes sociais. 

 

Aqui, a atenção deverá ser constante, já que o fluxo de atualizações é muito frequente, e ser esquecido é muito fácil, o que significa que você deverá fazer publicações com mais frequência do que em um blog, por exemplo. 

 

O grande erro de muitas empresas é criar contas e não movimentá-las, o que não trará resultado nenhum.

 

Por isso, a dica é que um membro da equipe de Marketing assuma, em tempo integral, o gerenciamento das redes sociais como garantia de que estas estejam sempre em movimento, não apenas as postagens, mas também a seção de comentários, e as mensagens, para que a sua empresa consiga manter um relacionamento com os clientes em potencial. 

 

Quanto a frequência das postagens, isso vai variar de acordo com a rede social escolhida, por isso a recomendação é montar um calendário das publicações, onde você pautará o conteúdo que será publicado e quando. 

 

Tente manter um padrão, uma mesma linha de raciocínio entre tudo que é postado, em todas as suas redes ou plataformas de marketing digital. Por exemplo: no mês de Julho a sua empresa falou sobre o “aquecimento global”, então tente manter essa mesma ideia para todas as plataformas. 

 

E seja consistente: se alguém entrar em um dos seus perfis e ver que nada foi publicado em semanas ou meses, podem achar que a conta está abandonada, e a sua empresa perderá credibilidade.

 

Preste atenção também na linguagem utilizada: você não se comunica da mesma forma em uma rede social, trocando mensagens, e escrevendo em um blog. 

 

Se atentando a esses detalhes você atingirá a persona pretendida de maneira assertiva e clara, e assim, essa persona poderá se converter mais facilmente em um cliente, ação fundamental para sair de uma crise financeira. 

4- Mobile:a plataforma que não para de crescer

 

Em 2018, a FGV (Fundação Getúlio Vargas), realizou um levantamento no Brasil, mostrando que 220 milhões de celulares já estão em uso para uma população de 210 milhões de pessoas. 

 

Isso significa que os dispositivos móveis ganham cada vez mais espaço, impactando diretamente o setor de Marketing Digital. Por esse motivo, é preciso ter um site responsivo ‒ que adapte automaticamente a tela que é vista no computador ao celular e ao tablet, sem perder definição ou proporção. 

 

Para que você tenha ideia de quão importante é um site responsivo, em 2015, um novo algoritmo gerado pelo Google (o mecanismo de busca no qual você quer aparecer em primeiro lugar), dá prioridade aos sites responsivos!

 

Ou seja, se o seu site não se adapta aos smartphones: você está atrás do seu concorrente, perdendo lugar no mercado consumidor e também pontos de estratégia de SEO.

E consequentemente, poderá demorar mais para sair da crise financeira. 

 

Tudo isso pode parecer muito trabalho, mas é o melhor caminho para quem quer sair da crise financeira empresarial, sem investir muito, mas com grandes retornos.

 

É importante lembrar que nessa área, a atualização deverá ser constante, já que o digital muda a cada dia, e as novidades acontecem a todo momento!

 

Você também não precisa ‒ e nem deve ‒ fazer tudo sozinho! Conte com a sua equipe, e se você não tem uma, contrate, capacite pessoas ou até mesmo terceirize esse serviço para que o retorno seja ainda mais rápido!

 

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