Melhores ferramentas para monitoramento de redes sociais

Para te ajudar: conheça as melhores ferramentas para monitoramento de redes sociais!

Hoje, para te ajudar, trouxemos as melhores ferramentas para monitoramento de redes sociais. É plausível dizer que estamos vivendo a era das redes sociais. Todas as empresas, em seus variados tamanhos, procuram marcar presença e se beneficiar dessas redes que nos mantêm conectados a todo momento, em todas as partes do mundo.

É importante ressaltar que usar as redes sociais para a venda de produtos não é algo tão novo assim. Empresas já o fazem há algum tempo e apesar do avanço da tecnologia e da modernidade, esse movimento não dá sinais de que haverá uma diminuição no uso das mídias sociais para promover os serviços. Se você está em busca de aumentar a visibilidade do seu trabalho, é preciso cuidar da sua presença online. Leia também: Comunicação nas redes sociais.

Garantir o uso das melhores ferramentas para monitoramento de redes sociais é dar largada e sair na frente de seus concorrentes. O serviço de gestão de redes sociais e criação de conteúdo nas contas é desafiador. Mas sem pânico! Trouxemos algumas ferramentas para monitoramento de redes sociais que vão te ajudar de forma prática e eficiente nesse desafio!

O que é monitoramento de redes sociais? 

Antes de continuar, precisamos esclarecer o que é o monitoramento de redes sociais e o porquê é tão importante fazê-lo. As novas tecnologias e o próprio comportamento do consumidor tornam as redes sociais uma ferramenta cheia de oportunidades para os negócios. E aí está: o monitoramento de redes sociais é essencial para descobrir novas oportunidades e crises que estão por vir. Leia também: Como o relacionamento nas redes sociais pode te fazer vendar mais imóveis?

Saber o que o seu público está falando sobre o trabalho da sua empresa é muito importante. Monitorar as suas redes sociais e, até mesmo a de seus concorrentes, tendo um objetivo é necessário para analisar como o mercado tem se comportado e gerar novas estratégias de conteúdo relevante para uma melhor conversão de leads.

Então, entender como anda a reputação da sua marca no ambiente digital se tornou essencial para alavancar a sua estratégia de marketing e o seu negócio. Se você tem interesse em saber quais as melhores ferramentas para monitoramento de redes sociais, continue lendo este artigo!

Como criar valor através do monitoramento de redes sociais? 

Agora que entendemos a importância do monitoramento de redes sociais e a presença digital do seu serviço, vamos explicar um pouco melhor como criar valor através desse monitoramento. Algo muito importante é dar atenção aos comentários que as pessoas têm feito sobre a sua empresa. Buscar respondê-los com rapidez dá valor a quem está interagindo com você.

Desta forma, você criará um vínculo com a sua audiência. Seu público entenderá que que a sua marca merece confiança e, assim, a sua credibilidade passará a ser maior. Mostrar que a sua marca está realmente interessada em saber o feedback de quem a consome fará com que cada vez mais pessoas se interessem por você gerando mais vendas diretas para a marca. Leia também: Identidade visual: O que considerar para criar a sua?

Comentários e mensagens privadas ajudam na compreensão de como o seu público tem se comportado: o que eles preferem? Quais as suas dúvidas? Como resolver as suas reclamações? Respondendo essas perguntas você terá chances de criar ações a partir disso. Ouvir o seu público vai nortear as suas estratégias!

Melhores ferramentas para monitoramento de redes sociais

5 melhores ferramentas para monitoramento de redes sociais 

Pode parecer impossível escolher a ferramenta que consiga dar conta de monitorar todas as informações que você precisa. É comum usar uma combinação de ferramentas, mas isso depende também do orçamento que você tem disponível para investir. Uma dica é testar algumas dessas plataformas e ver qual delas funciona melhor para você.

Lembre-se que nem tudo poderá ser resolvido pelas plataformas de auxílio no monitoramento das redes sociais. As ferramentas vão ajudar a aumentar a produtividade. O resultado ainda dependerá da estratégia que você desenvolveu.

Separamos as 5 melhores ferramentas usadas para monitoramento de redes sociais:

#1 Hootsuite

A ferramenta Hootsuite é, provavelmente, a ferramenta mais popular dessa lista que trouxemos. É possível monitorar as atividades em diversas redes sociais, tais quais: LinkedIn, Twitter, Instagram, Facebook, Google+ e até no WordPress. Também possibilita o gerenciamento de redes sociais e o agendamento de postagens em diversas plataformas. Se mais de uma pessoa estiver gerenciando as contas, é possível delegar tarefas para cada uma delas.

Essa ferramenta permite que você monitore as menções em tempo real. Dessa forma, você gasta menos tempo respondendo o público. Não esqueça: quanto mais rápido você interagir com a sua audiência, mais satisfeita ela ficará!

O Hootsuite oferece 30 dias gratuitos. Aproveite para testar e identificar se essa plataforma funciona para você.

#2 Keyhole

Quer se tornar o especialista em determinada palavra-chave? O Keyhole pode te ajudar nisso!

Nessa ferramenta é possível rastrear palavras-chaves, hashtags, URLs e até nome de usuários. Você poderá acessar dados em tempo real e informações mais antigas. Se você quer se certificar de que estará por dentro dos assuntos mais falados e até se tornar líder naquele tópico, esteja atento!

Você poderá configurar alertas para o aumento da popularidade das suas palavras-chave selecionadas. Se você estiver atrás de influenciadores que possam te ajudar a divulgar o seu serviço, o Keyhole será o primeiro a te avisar sobre eles!

#3 Sprout Social

O Sprout Social é mais uma ferramenta bem completa para o monitoramento de redes sociais. Ele oferece análises bem precisas para aumentar o engajamento do público junto a suas publicações. Bem intuitivo, o Sprout reúne algumas informações em sua interface de painel único: as mensagens podem ser filtradas por rede social, tarefas, publicações agendadas, feed de notícias e relatórios.

Essa ferramenta também te dá a opção de procurar por palavras-chaves e visualizar informações antigas. O Sprout ainda permite que mais de uma pessoa agende publicações.

#4 Google Alerts

Essa é uma opção de ferramenta um pouco mais simples, mas que permite que você saiba o que as pessoas estão falando sobre a sua marca!

Ele é ideal para quem não tem experiência com ferramentas de monitoramento. Conta com um layout bem intuitivo, ele ajuda a monitorar menções à sua empresa, saber qual é o assunto que as pessoas mais estão comentando sobre e, até mesmo, saber qual é a opinião do público em relação à sua concorrência.

Confira também:

#5 mLabs

Essa é uma plataforma que reúne diversas funcionalidades para gerenciamento das redes sociais. Agendar posts, analisar métricas, responder mensagens e gerar relatórios são algumas das suas funções. Se você está com o orçamento um pouco mais apertado, pode investir no mLabs, pois ele é bem completo caso queira investir em uma única ferramenta!

Na questão dos relatórios, você poderá gerar do Instagram, Facebook, Twitter e Google Analytics. O painel é organizado de forma bem visual. Aprovar conteúdos é bem intuitivo e também é possível incluir gráficos sobre concorrentes. Ajudará na tomada de decisões quanto às estratégias que você desenvolve.

Você pode testar se o mLabs é a plataforma ideal para você gratuitamente durante o período de 7 dias.

Se puder ter a ferramenta que mais se adequa a sua necessidade para monitoramento das redes sociais, faça-o! Um monitoramento bem feito e de acordo com a sua necessidade vai ajudá-lo a atingir o sucesso que deseja. Sempre analise os resultados e verifique se tudo está caminhando conforme as suas estratégias!

Está na hora de investir em uma dessas ferramentas de monitoramento, para alavancar o seu negócio, não é mesmo?

 


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