As empresas trabalham de forma contínua em prol de melhorar suas estratégias comerciais. Nesse sentido, existem diversas abordagens que podem ser tomadas, uma delas é o Business Intelligence, um conceito de ações e estratégias que muda a maneira de como você avalia seus processos por meio de uma análise inteligente de dados.

Durante muito tempo, as empresas tomaram decisões importantes pautadas apenas na percepção dos seus diretores, que tinham como direcionadores suas experiências anteriores e expertises adquiridas no mercado. Mas, mesmo que impérios tenham sido construídos dessa forma, o avanço da tecnologia trouxe o surgimento de novos mercados, aumento da exigência dos consumidores e da competitividade. Isto é, o cenário de negócios se tornou muito mais concorrido.

Sendo assim, se fez necessário encontrar uma forma bem mais consistente e inteligente para ajudar na tomada de decisões, de forma escalável e sistemática, sem que esta seja dependente apenas da capacidade intuitiva dos executivos e gestores.

Bons resultados, estão relacionados diretamente a informações certas. Dessa forma, surgiu uma série de conceitos que permitiram coletar, gerenciar e distribuir os dados de uma empresa e transformá-los em insights. Isso tudo é o que conhecemos hoje como Business Intelligence.

Nesse artigo, você vai entender ainda melhor do que se trata e como aplicá-lo para tornar sua empresa mais eficiente, você vai saber tudo que precisa sobre esse conceito:

  • O que é Business Intelligence (BI)?;
  • Quais suas vantagens?;
  • Principais tendências para o futuro;
  • Como aplicá-lo em sua empresa.

Garanto que, ao final do texto, você será capaz de entender e aplicar o Business Inteligence ao seu negócio e obter o máximo de resultados em sua estratégia.

Vamos lá?

O que é Business Intelligence?

O BI é uma sigla que significa Inteligência de Negócios (Business Intelligence). Ele também é conhecido por inteligência empresarial. Isto é, por abranger todos os setores da empresa, desde o financeiro, passando pelo operacional, comercial chegando até ao marketing, por exemplo.

Essencialmente, o BI é um conjunto de metodologia, processos, tecnologias e estruturas que transformam muitos dados (que sozinhos não significam muito) em informações essenciais para uma boa gestão estratégica. Ou seja, ele é uma forma de agrupar e explorar informações para oferecer todo o suporte necessário para a tomada de decisão e monitoramento de resultados da empresa.

Seu objetivo principal é auxiliar na interpretação e análise de informações e dados. Sendo assim, fica mais fácil identificar riscos e oportunidades, ele integra todas as partes principais de seu negócio:

business intelligence b.i
Saiba o que é Business Intelligence

Para resumir, BI é um encaixe perfeito que exige o alinhamento de três pilares:

  1. Coleta de dados: todo o acontecimento de seu negócio é analisado para determinar aspectos-chaves. Tais como, gargalos, oportunidades, reputação de mercado, aproveitamento de oportunidades e muito mais;
  2. Organização e análise: todos os dados captados são organizados e apresentados de uma forma visualmente fácil para simplificar a análise dos tomadores de decisões estratégicas;
  3. Ação e monitoramento: os responsáveis tomam as decisões fundamentados nas informações analisadas e acompanham seus resultados para verificar se estão performando bem.

Vantagens do BI para seu negócio?

Esse conceito é utilizado em várias empresas para melhorar a rotina interna na tomada de decisões. Entretanto, o BI oferece benefícios que vão muito além da melhoria das definições diárias de um gestor. Confira a seguir, suas principais vantagens:

#1 Aumento de faturamento

Por fornecer uma série de informações para seu negócio, o business intelligence, consegue identificar pontos de sua estratégia de marketing que podem ser otimizados para melhorar seus resultados em vendas.

#2 Redução de custos

Reduzir custos é uma busca constante de todas as empresas. Pois, ter uma cadeia operacional que possa ser sustada é fundamental para que seu negócio possa continuar competitivo e ao mesmo tempo eficiente. Estar munido de dados que auxiliem na decisão correta é o que vai fazer sua empresa enfrentar tempos de crise com capacidade de realizar investimentos estratégicos.

#3 Otimização de processos

O BI coloca o gestor em um lugar estratégico para avaliar constantemente o funcionamento de todos os setores de sua empresa, problemas, gargalos em áreas importantes e pontos que precisam de melhoria. Com isso, é possível otimizar todas as atividades e reduzir o tempo necessário e o ganho de velocidade nos processos para executar rotinas, que eleva a produtividade da entrega dos resultados e relatórios mais ágeis o que impacta positivamente em todos os setores.

#4 Melhora na tomada de decisões

Por possibilitar a produção de relatórios otimizados com conteúdos estratégicos os gestores têm uma base sólida para a tomada de decisões com maiores chances de acertos. Com isso, podem impulsionar o crescimento do negócio e até ajustarem as decisões.

Quais as tendências para o futuro do business intelligence?

A rápida e crescente evolução da tecnologia, impulsiona o business intelligence a se aperfeiçoar constantemente para prosseguir atendendo às necessidades das empresas. Então, confira os principais caminhos em BI para os próximos anos.

Análises preditivas

No âmbito empresarial, a análise preditiva resume-se em obter informações relevantes dos conjuntos de dados. A fim de, projetar as probabilidades futuras, tal prática ajuda no diagnóstico do que vai acontecer no futuro, avaliações de risco e cenários alternativos com um alto nível de confiabilidade.

Inteligência artificial

Esse tema recorrente na mídia também vai ter grande relevância no business intelligence. Pelo fato dos métodos e meios estarem em constante transformação, a inteligência artificial pode criar novas oportunidades de otimização desses recursos. Sendo assim, integrar BI e a inteligência artificial irá ajudar o sistema a responder perguntas de forma dinâmica e intuitiva.

Análise da concorrência

Conhecer quem são e o que fazem seus concorrentes é indispensável para direcionar decisões estratégicas, dentro e fora da empresa. Desse modo, com o BI é possível obter maior eficiência na hora de monitorar a concorrência. E mais, ele ainda possibilita seu negócio se destacar no mercado com a disponibilização dados que proporcionam o alinhamento de produtos às necessidades, demandas e comportamentos do consumidor.

Como aplicar BI na minha empresa?

Primeiro, é importante reforçar que a aplicação do Business Intelligence em sua empresa exige muito mais do que a escolha de uma boa ferramenta e sem dúvidas, não pode ser limitada a uma função ou cargo específico. Em outras palavras profissionais de vários setores devem estar envolvidos e encorajados a usar os dados para a tomada de suas decisões.

O BI deve ser compreendido como uma estratégia que melhora o direcionamento e a execução de todas as rotinas internas de uma empresa. Ele permite que seu negócio tenha um fluxo de trabalho mais eficiente, a partir de suas demandas de mercados e melhorias contínuas.

Em segundo lugar, após a definição das ferramentas de monitoramento, deve-se implementar os KPI’s, para avaliação da performance de cada setor. Com isso, os gestores podem identificar como cada área atua e qual impacto das medidas tomadas.

Uma vez constatado os problemas, as estratégias devem ser criadas para diminuir as falhas e corrigir processos de acordo com os objetivos da empresa. Por exemplo, com a criação de rotinas novas, treinamentos e cursos que ajudam a minimizar as chances de erro do time.

Adotar estratégias de BI envolve um bom planejamento estratégico. Isto é, com o levantamento de dados internos, avaliação das metas de médio e longo prazo e mudanças rotineiras na cultura interna. Mas, para que essa implementação funcione é preciso ser interessado em buscar a fundo e encontrar as melhores soluções que nem sempre estão nos dados na superfície.

Caso você tenha alguma dúvida, conheça a nossa página de serviços de Business Intelligence. Se você quiser ficar por dentro outros conteúdos relevantes para seu negócio, cadastre-se em nossa newsletter abaixo!