As plataformas de automação de marketing digital são essenciais para aumentar o número de vendas e gerar novos negócios. Mas, para que isso aconteça é essencial que você insira o assunto e escolha a mais adequada.

Só para você conhecer mais um fundo, uma plataforma de marketing digital trabalha a favor de sua marca. Isso é, com ela é possível, gerar registros personalizados, monitorar suas redes sociais, gerenciar e nutrir toda a sua base de leads e analisar como palavras-chave.

É possível ainda diminuir o processo de vendas, pois o comércio recebe apenas leads, ou seja, que já estão prontos para a compra. Sem contar que o pós-venda também fica mais eficiente já que a empresa ainda continua o contato mesmo depois de fechar o negócio. Isso abre caminho para novas vendas e indicações.

Por isso, se você estiver buscando plataformas de automação de marketing digital para destacar positivamente no mercado, verifique essa lista com 5 melhores. Siga-nos!

Por que sua empresa deve investir em plataformas de automação de marketing digital?

É fato que o marketing mudou! Nesse sentido, com a transformação digital a adoção de plataformas de automação se tornou comum em todos os tipos de segmentos. Elas permitem que empresas conquistem grandes resultados mesmo com equipes enxutas.

Os motivos para você adotá-las são inúmeros e devem ser considerados antes o investimento. Confira algumas vantagens:

#1 Aumenta o número de clientes engajados

Não é segredo para ninguém que clientes envolvidos promovem a marca. A automação de marketing permite realizar ações de pós-venda muito das usadas tradicionalmente. Isso é fundamental para garantir a retenção desse cliente para que ele se torne um influenciador da sua marca.

#2 Redução do ciclo de vendas

Como os leads são separados automaticamente (por condições pré-estabelecidas) seu time comercial vai receber apenas contatos que levantarão a mão. Ou seja, que estão aptos a vendas, sem muitas dúvidas sobre o produto ou serviço. É justamente por isso que o ciclo de vendas fica mais curto.

#3 Muito mais vendas e receitas

Sem dúvidas, essa é uma das grandes vantagens da utilização das plataformas de automação. Afinal, quem não quer uma solução para o crescimento significativo de clientes e receita? Uma automação de marketing vai aumentar (e muito) a agilidade da jornada de compra e ainda permite que os leads que não estejam prontos para comprarem sejam nutridos com bons conteúdos até adquirir a maturidade para compra.

#4 Menor custo de aquisição de clientes

Um dos grandes resultados do processo de automação é a diminuição do custo de aquisição. Isso acontece pois o trabalho recorrente do time de marketing fica reduzido. Já que, a etapa do funil de vendas é automatizada deixando a equipe focada em novas estratégias.

Agora que você já sabe todas as vantagens, acompanhe as principais plataformas a seguir!

#5 Melhores ferramentas de automação

Devido a expansão meteórica do setor, a oferta de softwares de automação é enorme. Então, para te ajudar na escolha separamos as melhores, confira!

RD Station

O RD Station foi desenvolvido pela empresa Resultados Digitais, uma das referências de marketing no Brasil. Ele possibilita uma análise completa dos leads, baseados no interesse e perfil de cada um. Um dos seus principais pontos fortes é que você não precisa de um programador para implementá-lo, a plataforma é de fácil usabilidade.

Com ele você pode:

  • alimentar fluxos de nutrição;
  • criar landing pages;
  • agendar publicações nas redes sociais;
  • programar e disparar e-mails;
  • analisar os leads.

Com o RD Station, tudo isso é automatizado. Sendo assim, os leads são categorizados de acordo com todas suas características, o que facilita a personalização de suas mensagens.

Duas coisas que não podemos deixar de destacar é a possibilidade de realizar uma avaliação gratuita e todo suporte que uma equipe pode precisar para gerenciar e implementar as estratégias de inbound marketing.

LeadLovers

Uma plataforma digital que foca no relacionamento entre o cliente e a marca, por isso é ideal para empreendedores digitais que buscam aumentar suas vendas pela internet. O LeadLovers é brasileiro e todo seu sistema é de fácil entendimento e gerenciamento. Além disso, oferece aos seus usuários:

  • sistema de disparo de e-mails;
  • hospedagem de domínios ilimitados;
  • construtor de sites;
  • suporte online.

Ainda tem mais, o LeadLovers integra com as principais plataformas de afiliado do mercado, como a Hotmart.

Mailchimp

Não há dúvidas que a aplicação de ferramentas que possibilitem o desenvolvimento de estratégias de envios de e-mails causam impactos extremamente positivos para seu negócio, não é?

O MailChimp é focado na otimização de campanhas de e-mail marketing, apesar de sua interface ser em inglês é de fácil utilização e ainda é gratuita. A ferramenta possibilita:

  • integração direta com redes sociais;
  • agendamento do disparo de e-mails;
  • segmentação da base de contatos.

Com isso você consegue direcionar seus esforços para atingir a pessoa certa, da forma mais eficaz possível. Como por exemplo, se seus clientes abandonaram o carrinho de compras em seu e-commerce, podem receber uma mensagem direta que os incentive a voltar e efetuar a compra.

Hubspot

A HubSpot é outra referência quando o assunto é marketing de conteúdo ou digital. Afinal, eles praticamente criaram o conceito de inbound marketing. A plataforma permite fazer muito mais do que simplesmente enviar e-mails.

Ele é ideal para:

  • gerenciar conteúdos;
  • enviar notificações internas;
  • pontuar leads;
  • divulgar mensagens em redes sociais;
  • produzir análises completas de métricas;
  • criar uma página específica para cada visitante.

É uma das plataformas mais famosas e ainda disponibiliza serviços de vendas e CRM. Seu foco principal é fazer com que seu cliente caminhe para a próxima etapa do funil de vendas naturalmente.

Infusionsoft

Direcionado a pequenas empresas, o Infusionsoft promete fazer os pequenos negócios crescerem. Isto porque com sua implementação perde-se menos tempo “perseguindo” os contatos da base e realizando tarefas monótonas.

Com ele ainda é possível:

  • capturar leads;
  • enviar e-mails personalizados;
  • criar landing pages;
  • modificar as campanhas de acordo com suas necessidades.

Como escolher a melhor automação de marketing digital para minha empresa?

Para responder a essa pergunta, é preciso que você avalie qual ferramenta se encaixa melhor aos seus objetivos, metas de venda, características e exigências do seu mercado. E mais, é importante que você verifique sobre a implementação para que seja um processo rápido e eficiente. O importante é que você não deixe de acompanhar essa mudança. Pois, não embarcar nessa pode ser totalmente prejudicial ao seu negócio.

Ficou claro que investir em automação é essencial para sua empresa? Quanto antes iniciar como ações mais rápidas surgirão os resultados.