Não importa qual seja a área de atuação de sua empresa ou o tamanho dela. Quando se trata de estratégias de marketing digital e de posicionamento no mercado, um dos grandes objetivos de qualquer negócio é que o seu nome esteja na primeira página de pesquisas do Google – se possível, no topo dos resultados.

Para as incorporadoras, a situação não é diferente. Em um mercado tão concorrido e que mostra sinais de recuperação junto com a economia do país, conseguir destaque nas mídias digitais é um passo fundamental para conseguir mais clientes. Neste artigo, você vai entender como funciona esse mecanismo e por que é tão importante para uma empresa do setor estar na primeira página do Google.

O conceito de ranqueamento

Para saber como uma empresa pode alcançar a primeira página do Google, é necessário entender primeiro o conceito de ranqueamento. Ele diz respeito à posição que um website ocupa nos resultados da ferramenta de pesquisa mais utilizada por internautas em todo o mundo.

E como o Google faz para colocar determinado site no topo das pesquisas e outros, não? Por meio de seus algoritmos, a empresa leva em consideração uma série de critérios ou fatores que considera essenciais para esse ranqueamento, de modo que qualquer empresa pode elaborar uma estratégia de marketing digital suficientemente eficaz para colocar sua página principal nos resultados principais.

Os critérios e por que eles são importantes no ranqueamento

Quais são esses critérios? Existe um que seja o principal? A verdade é que os especialistas conseguem elencar alguns dos principais pontos que o Google considera importantes para colocar seu site no topo das pesquisas, embora existam rumores de que a ferramenta de busca se baseie em até 200 coeficientes para determinar isso. No entanto, esses são conhecidamente alguns dos mais relevantes:

Conteúdo: é considerado o critério mais importante de todos, já que é justamente o que as pessoas procuram quando acessam o Google. Elas buscam tirar dúvidas, resolver problemas ou encontrar soluções – neste caso, especificamente, uma empresa que ofereça soluções de incorporação. Mas não basta apenas quantidade, já que as ferramentas de busca estão analisando também a qualidade do que é oferecido.

SEO: o uso correto das técnicas de otimização de sites é outro critério fundamental para que sua empresa apareça na primeira página. O uso das palavras-chave mais adequadas deve ser feito de forma intuitiva e inteligente, de forma que os algoritmos do Google reconheçam essa disposição como uso correto.

Experiência de navegação em dispositivos móveis: não basta ter um site com design incrível apenas para desktop. O Google reconhece quando o acesso é feito por smartphones ou tablets e se ele é otimizado para esses formatos. Isso faz parte dos esforços da empresa de oferecer uma internet focada principalmente na chamada experiência do usuário (UX).

Conteúdos multimídia de qualidade: que tipo de material a página de sua empresa tem para que a experiência do usuário seja a mais completa possível em termos de conteúdo e qualidade? O Google leva em consideração também o que as páginas oferecem para os visitantes na hora de fazer seu ranqueamento. Por isso, é importante investir em vídeos, infográficos e outros formatos além da simples combinação entre texto e imagem.

Velocidade de carregamento: pense (mais uma vez) na experiência do usuário que tenta acessar uma página bem ranqueada na busca, mas com conteúdos pesados e que demoram a carregar. Ele imediatamente fecha a página e vai direto para a próxima opção. O Google reconhece esse comportamento e “recompensa” os sites mais leves com uma melhor posição nas pesquisas.

A importância para uma incorporadora estar na primeira página do Google

Para entender a importância da sua incorporadora estar entre os primeiros resultados em uma busca no Google, eis alguns números: segundo o Mashable, são feitas aproximadamente 3,5 bilhões de pesquisas por dia na plataforma, sendo que o buscador é utilizado em cerca de 95% delas.

Esses números são uma confirmação de que uma presença sólida no Google é quase uma obrigação de qualquer empresa, ainda mais se considerarmos os dados do SEO Trends 2017, em que quase 70% das companhias brasileiras adotam as estratégias de otimização de buscas.

Mas não é só isso. De acordo com a GoDaddy, empresa de hospedagem de sites, as taxas de conversão de leads são 10 vezes maiores nas pesquisas orgânicas (ou seja, feitas a partir do Google) do que as realizadas nas redes sociais. É um número que mostra a importância das ferramentas de busca quando se trata de atender às necessidades gerais do público.

E por que todas as empresas buscam estar na primeira página? A maioria dos usuários do Google simplesmente opta pelos links mais bem ranqueados nos resultados de pesquisa, pois eles acreditam que estar no topo proporciona uma questão de credibilidade e qualidade em relação à marca.

Isso resulta em números surpreendentes. O link que geralmente ocupa a primeira posição nos resultados da pesquisa orgânica tem uma taxa de quase 35% dos cliques (dados da HubSpot), sendo que 87% dos cliques de uma busca se concentram nos cinco primeiros links.

Sim, é possível chegar lá

Mesmo com a quantidade de concorrentes e a qualidade do material que eles podem ofertar para potenciais clientes, é totalmente viável que a sua incorporadora consiga alcançar a primeira página de resultados do Google. Com um trabalho bem feito e a aplicação correta de conceitos e técnicas, sua página pode aparecer até mesmo no topo das buscas.

Para isso, é fundamental que o departamento de marketing digital desenvolva um planejamento de otimização da página, com foco nos critérios que o Google reconheça como os mais relevantes para ranqueamento. A partir disso, deve-se trabalhar para que os conteúdos sejam atualizados, alterados ou produzidos de acordo com esses fatores e com as necessidades e objetivos da incorporadora.

É responsável pelo marketing digital de uma incorporadora e quer melhorar seu posicionamento nas buscas do Google? Preencha o formulário abaixo para que possamos entrar em contato com você e desenvolver a estratégia ideal para sua empresa.