Saiba como aproveitar a promoção do Dia do Consumidor!

promocao-dia-do-consumidor-agencia-242

Dia de 15 março é comemorado o Dia do Consumidor. E, como não podia ser diferente, empresas, lojas e consumidores aproveitam a data para comprar e vender. Tudo, lógico, com os preços mais atrativos e descontos que convençam o público a comprar.

Perdendo somente para a Black Friday em sua atual importância, a promoção do Dia do Consumidor, que acabou virando uma Semana ou Mês do Consumidor, não é só uma data para explorar o seu lado mais consumista. Ele também demarca a importância do direitos dos consumidores, e como tornou o mercado  mais saudável e com qualidade.

Por isso, não é nenhuma surpresa que a data criada tenha inspiração nas ações tomadas pelo presidente americano John F. Kennedy, em 15 de março de 1962, que frisou a importância de direitos básicos do consumidor. Direitos que ainda permanecem hoje, como acesso à segurança, informação, escolha e de ser ouvido.

Como sua empresa pode aproveitar ao máximo o Dia do Consumidor?

Para ajudar nas suas vendas na promoção do Dia do Consumidor é bom investir em boas promoções ou descontos que consigam seduzir o consumidor. Então, nada de ser tentado pelas facilidades da #BlackFraude que acabam por afastar o público consumidor.

Além disso, essas promoções também são uma excelente oportunidades de adquirir leads para o seu negócio. Por exemplo, ofereça descontos exclusivos na promoção do Dia do Consumidor para quem fizer um cadastro. Ou envie emails marketings com conteúdos de interesse do seu público com descontos especiais.

Se você está pensando em um app ou já possui um exclusivo, é sempre interessante promover descontos diferenciados. Como uma agência digital, a agência 242, recomenda que o seu app seja bem pensado e que esteja preparado para receber esse tipo de promoção e fluxo.

Alguns cuidados que todos devem ter

Como empresa é preciso que você seja sempre honesto com o seu público, ou a probabilidade de aparecerem vários clientes insatisfeitos no Reclame Aqui ou PROCON é bem alta. Por isso, é bom evitar o famoso “metade do dobro” que muitas lojas acabam fazendo na promoção do Dia do Consumidor. Ou seja, elas elevam os preços dos produtos dias antes da promoção do Consumidor, e depois, oferecem grandes descontos. Mas, no fim, deixam o preço do produto exatamente como estava antes, ou até mais alto.

O seu consumidor não é mais tão ingênuo. Hoje, ele conta com o auxílio da internet e sua facilidade para buscar informações. Além disso, as redes sociais são as queridinhas na hora de efetuar reclamações e cobranças. Por isso, é importante que você as resolva o mais rápido possível, porque as redes sociais tornaram-se o boca a boca do século XXI.

Se você for comprar alguma coisa na promoção do Dia do Consumidor, preste atenção aos preços e sempre compare. Além disso, ainda existem sites que oferecem serviços de comparação de preços e dicas para aproveitar o dia, como o Buscapé e o Zoom. E, o mais importante, atente-se ao seu orçamento, informe-se sobre seus direitos e leia sempre as letras miúdas.

Algumas marcas que inspiram

A Livraria Saraiva decidiu aproveitar a data e iniciar no dia 15 a sua Semana do Consumidor. Com uma comunicação especial no site, ela vem promovendo sua ação com anúncios nas redes sociais.

Já a B.blend, a primeira plataforma de bebidas all.in.one do mundo, também realiza uma promoção do Dia do Consumidor. Junto com sua nova campanha Experimente se Surpreender, ela oferece uma semana inteira repleta de descontos, principalmente na máquina B.blend.

Então, crie uma mecânica de promoção do Dia do Consumidor que realmente envolva o seu público, mas sempre respeitando os direitos dos consumidores. Afinal, essa é a essência da data.