Em um mercado tão concorrido como o setor de empreendimentos imobiliários, contar com as estratégias de marketing digital mais adequadas para suas necessidades se torna um diferencial para alcançar mais pessoas e gerar negócios. Por isso, saiba como o Remarketing pode ser esse fator para sua empresa e conheça 5 dicas que construtoras devem incluir em seus planejamentos.

O conceito de Remarketing

Remarketing é um termo utilizado no Marketing Digital para se referir a qualquer estratégia utilizada pelas empresas a fim de gerar novas tentativas de impacto sobre um potencial cliente que, de alguma forma, já manifestou interesse em seu serviço ou produto, mas ainda não tomou a decisão de compra.

Um exemplo prático de Remarketing são os anúncios que surgem em alguns sites (que não sejam da empresa) com o produto que você acabou de pesquisar, além de outros itens relacionados ao seu perfil. Outro caso comum são as mensagens enviadas para a conta de e-mail em que você é lembrado a fechar o pedido ou negócio.

O Remarketing como estratégia de Marketing Digital

Como o nome sugere, o Remarketing é utilizar o Marketing novamente para que o cliente tome uma atitude mais incisiva e execute a ação final – no caso, a compra do produto em questão. Mas por que o Google oferece esse recurso e as empresas se valem tanto dele?

De acordo com números coletados pelo Google Ads, a plataforma de anúncios do Google, apenas 3% dos visitantes de qualquer site de vendas executam a compra logo na primeira visita ou depois de ver um anúncio pela primeira vez. É como se esse momento estivesse relacionado a identificar um problema ou entrar em contato inicial com uma possível solução, mas longe da resolução.

É nesse momento que o Remarketing tem papel fundamental. Quando o cliente em potencial é exposto ao produto que ele inicialmente recusou, ele repensa sua atitude várias vezes até se decidir a fechar o negócio. Uma campanha bem executada no Marketing Digital pode gerar até 33% mais vendas para a sua construtora, de acordo com a agência norte-americana CMO.

5 dicas de Remarketing para construtoras incluírem na estratégia de marketing digital

1- Invista (ainda mais) em SEO

Para que haja um Remarketing, é necessário que haja inicialmente uma ação de marketing digital bem executada. Dessa forma, pense como um cliente em potencial pode chegar até sua marca, desde uma pesquisa mais superficial como “construtoras na região” até o nome exato de sua empresa.

Para saber como as pessoas vão chegar até sua marca, você precisa utilizar as ferramentas certas. Uma delas é o Analytics, que mostra quais os termos mais procurados pelos usuários do Google em relação a diversos temas. Com essa informação em mãos, você pode trabalhar de maneira mais eficiente outros mecanismos, como o SEO.

O SEO ou a otimização para mecanismos de busca está relacionada ao conjunto de técnicas para otimizar sites, blogs e landing pages. Com elas, você pode melhorar o posicionamento de sua página nas buscas do Google e ficar em evidência para pessoas que estejam em busca do seu produto.

2- Aumente suas ações com o Google Ads

O Google Ads é a ferramenta de anúncios do Google. Ela permite que seu produto ou serviço tenha maior exposição nos mecanismos de busca e também com Remarketing. Como dissemos anteriormente, uma das formas mais comuns dessa estratégia são os anúncios que surgem em outras páginas logo após sua visita na página da empresa.

Essa ação é interessante para que seus potenciais clientes se lembrem de que possuem uma opção viável para fechar negócio ou realizar um desejo (a conquista da casa própria sempre gera enorme expectativa). Por isso, sua construtora deve ficar em evidência para essas pessoas.

3- Faça uso de pop-ups, formulários e landing pages

Essas três ferramentas são muito eficientes quanto se trata da captação de leads e você pode utilizá-las para incentivar o seu futuro cliente a tomar a ação desejada. Os pop-ups possuem um forte efeito quando utilizados como forma de anúncio de algum empreendimento logo na home do site da construtora, por exemplo.

Os formulários são um recurso muito útil para captar mais informações sobre o visitante (e-mail, WhatsApp) e conhecer quais suas verdadeiras pretensões com a visita. Já as landing pages devem destacar algum produto ou serviço que esteja em voga em sua construtora. Em todos os casos, o design deve chamar a atenção de sua marca de forma positiva.

4- Faça uso inteligente das redes sociais

Facebook, Instagram, YouTube e Twitter são as redes sociais mais utilizadas por empresas. Elas podem ser utilizadas de diversas formas de acordo com a ênfase que dão a determinados conteúdos e seu público, e são ferramentas poderosas para ações de Remarketing para a sua construtora.

É possível utilizar os recursos de anúncios das redes sociais para chamar a atenção novamente do seu visitante em relação ao seu produto. No entanto, você deve explorar o potencial de cada uma delas: faça um vídeo explorando todas as nuances do seu projeto para o Youtube ou explore as imagens do empreendimento finalizado no Instagram.

5- Entre em contato novamente com clientes

Essa dica pode ser utilizada tanto após as vendas quanto como uma estratégia de Remarketing. A questão é que o setor de marketing digital de muitas construtoras acredita que o contato com aquelas pessoas que já efetuaram suas vendas ou foram clientes em outra oportunidade não são mais o objetivo de seus planejamentos.

Neste caso, o objetivo maior é reforçar o nome da empresa de forma positiva e até mesmo criar interesse desse lead em outros produtos e serviços oferecidos pela construtora. Com clientes recentes, você pode adotar uma estratégia de envio de e-mails a cada etapa que o empreendimento avança. Já com os mais antigos, procure trabalhar mensagens relembrando o aniversário de aquisição do imóvel, por exemplo.

Além do Remarketing

A estratégia de Remarketing pode ser muito eficiente, mas ela depende de uma ação integrada dos outros planejamentos de marketing digital já utilizados pela construtora. Por isso, é importante ter um conhecimento real da situação antes de executar a ação, ou os resultados provavelmente vão ficar longe do ideal.

Quer saber como adotar a estratégia de marketing digital ideal para sua construtora? Pretende usar o Remarketing e não perder mais negócios? Preencha nosso formulário com seus dados e receba mais informações de como podemos ajudar você e sua empresa.